> >
PF prende três por 5 mil fraudes contra o auxílio emergencial

PF prende três por 5 mil fraudes contra o auxílio emergencial

Cerca de 60 agentes cumprem quatro mandados de prisão preventiva e fazem buscas em 22 endereços nos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais

Publicado em 5 de agosto de 2021 às 14:48

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Operação Voitheia II da Polícia Federal
Operação Voitheia II investiga supostas fraudes em cerca de cinco mil auxílios emergenciais pagos em razão da pandemia. (Divulgação/ PF AM)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (05), a Operação Voitheia II para investigar supostas fraudes em cerca de cinco mil auxílios emergenciais pagos em razão da pandemia. De acordo com a corporação, três pessoas já foram presas, entre elas o alvo principal da investigação, que foi capturado em Araquari, Santa Catarina. No local, os agentes localizaram um computador que teria sido destruído pelo investigado "para evitar eventual prisão em flagrante" e apreenderam ainda diversos chips de aparelho celular supostamente utilizados na fraude.

Cerca de 60 agentes cumprem quatro mandados de prisão preventiva e fazem buscas em 22 endereços nos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. As ordens foram expedidas pela 10ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro, que ainda determinou o sequestro dos bens dos investigados.

Na primeira fase da operação, aberta em abril deste ano, a PF prendeu quatro pessoas em flagrante. O nome da ofensiva, Voitheia, significa auxílio, ajuda em grego.

De acordo com a PF, os trabalhos são resultado da atuação da chamada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Os objetivos do grupo são identificar fraudes massivas e desarticular organizações criminosas, além de recuperar os valores pagos indevidamente.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais