ASSINE

Os dez erros mais comuns cometidos por jovens no mercado de trabalho

Querer crescer rápido na carreira, não ouvir feedbacks e falta de humildade são algumas das falhas cometidas por quem está começando no mercado de trabalho

Publicado em 09/02/2020 às 13h18
Atualizado em 09/02/2020 às 15h39
 Jovens empresários criativos no escritório. Crédito: shutterstock
Jovens empresários criativos no escritório. Crédito: shutterstock

Querer crescer rápido dentro da empresa, não ouvir feedbacks e falta de humildade são apenas alguns dos 10 erros mais cometidos por jovens profissionais no início de suas carreiras. Essas atitudes geram muitas reclamações da liderança das companhias e podem prejudicar, e muito, a imagem desses colaboradores.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Espírito Santo (ABRH-ES), Neidy Christo, observa que os jovens têm pressa em conquistar postos mais altos, tornando-se arrogantes, por exemplo.

Neidy Christo

Vice-presidente da ABRH-ES

"Quando não chegam à posições de destaque eles já se acham derrotados e se esquecem de tudo que ainda podem fazer para crescer. Essa pressa faz com que os gestores os enxerguem como arrogantes e prepotentes. A ansiedade atrapalha a juventude. A minha sugestão é avaliar os pontos positivos e melhorar o que pode ser uma deficiência"

Para ela, conversar com o gestor sobre suas atividades, qualidades e o que pode ser melhorado é um dos caminhos para quem quer ser promovido.

“É preciso ter humildade para pedir feedback. Isso vai ajudar a refletir e melhorar algumas características. O retorno do chefe pode ser um ponto de alerta. Ao entrevistar jovens, muitos deles não sabem que pontos podem ser melhorados. É preciso ter paciência e não ser arrogante ao ponto de achar que pode transformar o mundo. Ouvir mais os outros e ser humilde pode mudar muita coisa”, comenta.

A gestora de treinamento e desenvolvimento da Rhopen, Fabíola Costa, ressalta que é fundamental que profissional mais jovem entender a cultura da empresa e que ele precisa de que as diversas gerações de colaboradores atuem de maneira produtiva em um mesmo ambiente de trabalho.

Fabíola Costa

Gestora de treinamento e desenvolvimento

"Para quem está ingressando no mercado de trabalho, a dica é não ter medo de perguntar e tirar todas as dúvidas sobre o dia a dia da empresa, além de vestir-se corretamente. Vista-se e comporte-se de acordo com as normas de um ambiente profissional. Você está sendo observado o tempo todo. Outra orientação é respeitar a todos de maneira igual e trate os outros como você gostaria de ser tratado"

CONFIRA OS ERROS MAIS COMUNS

  1. 01

    Ter pressa

    Uma das reclamações de lideranças é de que os jovens têm muita pressa em conquistar postos mais altos na carreira. Para os gestores, esse comportamento é visto como arrogância e prepotência. “A ansiedade atrapalha a juventude”, relata a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Espírito Santo (ABRH-ES), Neidy Christo.

  2. 02

    Falta de humildade

    Os jovens têm pouca humildade na hora de pedir feed back, acreditando já estarem prontos para receberem uma promoção. “Todo mundo quer ser promovido, mas para isso é preciso procurar o gestor para saber o que pode ser melhorado para que haja esse avanço na carreira. Nem todos estão abertos a esse retorno”, destaca Neyde. Segundo ela, o feed back funciona como ponto de alerta.

  3. 03

    Não valorizar as posições iniciais

    O avanço na carreira começa na parte inferior da empresa. Aprender ao máximo de cada posição ajuda a se preparar para ter mais responsabilidades e prestígio no futuro.

  4. 04

    Arrogância

    Ao começar a trabalhar em uma empresa, o jovem acredita que pode transformar tudo. É bom lembrar que, apesar das empresas estarem em constante transformação, a maioria delas ainda é composta por uma estrutura tradicional de trabalho, com regras, hierarquias e normas. “Ingressar em um ambiente corporativo exige dos jovens profissionais uma clareza que vai além da própria atividade. O novo colaborador precisa entender a cultura da organização e a maneira de operar dessas empresas. No caso de grandes indústrias, por exemplo, a manutenção de normas e condutas que podem parecer um exagero para quem está de fora, é um sistema que mantém os níveis de qualidade de produto final e também a segurança de seus funcionários”, afirma a gestora de treinamento e desenvolvimento da Rhopen, Fabíola Costa.

  5. 05

    Falta de autoconhecimento

    Muitos jovens têm dificuldade em identificar quais são os pontos em sua carreira que precisam ser melhorados. “Percebemos que o profissional que analisa suas potencialidades e suas fraquezas se dão melhor tanto em uma entrevista de emprego quanto na conquista por uma promoção”, observa a vice-presidente da ABRH. Ela cita como exemplo uma pessoa tímida. É claro que esse profissional não vai ser um cara de pau, mas pode trabalhar essa timidez com aulas de teatro, por exemplo. Trabalhar essa é deficiência, vai agregar valor a ele.

  6. 06

    Esquecer de fazer networking

    Os contatos profissionais feitos em toda a trajetória podem ser de grande valia para o seu futuro. Aprenda coisas novas, descubra novas posições, ajude pessoas a alcançarem seus objetivos. O bom relacionamento é essencial por toda a vida, assim como ampliar a lista de contatos, com a participação de eventos, congressos, entre outros.

  7. 07

    Despreparo e atrasos

    O profissional precisa demonstrar compromisso com o trabalho em equipe. Chegar atrasado ou não estar preparado para reuniões pode queimar o filme desse colaborador. Essas ações podem contribuir para futuras promoções.

  8. 08

    Fazer apenas o necessário

    Fazer apenas tarefas rotineiras, sem se interessar por aprender coisas novas, não vai ajudar o profissional a se destacar entre os colegas nem a receber melhores oportunidades de trabalho. Dar o seu melhor também é investir na carreira.

  9. 09

    Não se vestir corretamente

    A maneira como você se veste diz muito sobre a sua reputação profissional. Ao se vestir corretamente, você deixa uma boa impressão. É bom lembrar que em um ambiente corporativo é necessário estar vestido de acordo com o perfil da empresa.

  10. 10

    Não aprender com os erros

    Todo mundo comete erros. Ao invés de desanimar, esforce-se para aprender com erro e a crescer. Eles servirão de aprendizado para que essas falhas não voltem a acontecer.                     

A Gazeta integra o

Saiba mais
Carreira Espírito Santo espírito santo

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.