> >
MPES recomenda que Prefeitura de Vitória altere edital de seleção para procurador

MPES recomenda que Prefeitura de Vitória altere edital de seleção para procurador

Edital de abertura exige três anos de práticas jurídicas, requisito que é tratado como inconstitucional pela instituição

Publicado em 13 de fevereiro de 2020 às 15:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeitura de Vitória abriu concurso para contratar procurador municipal . (Fábio Vicentini)

Prefeitura de Vitória terá que fazer alteração no edital de abertura do concurso público para procurador. Isso porque o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, notificou do município para que a exigência de prática jurídica seja retirada do documento de abertura do certame.

De acordo com a instituição, a prática é inconstitucional e a prefeitura não pode fazer tal exigência. O processo seletivo foi divulgado na última terça-feira (11) e as inscrições começaram no dia 12 de fevereiro de 2020.

A recomendação do Ministério Público é de que haja uma adequação do edital, para possibilitar a participação no concurso público de todos os profissionais do direito que assim o desejarem, “independentemente de comprovação de prática jurídica, face a ausência de previsão constitucional para a restrição de acesso ao cargo público de Procurador do Município de Vitória.”

A prefeitura tem 72 horas para adotar providências recomendadas e informá-las à instituição. O não cumprimento da recomendação irá motivar adoção de medidas judiciais, conforme o documento de notificação da procuradoria responsável.

A Prefeitura de Vitória informou, por meio de nota, que recebeu nesta quinta-feira (13) a notificação e junto à Procuradoria Geral do Município (PGM) fará a análise.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais