Repórter / dsanchotene@redegazeta.com.br
Publicado em 17 de junho de 2025 às 10:30
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), publicou nesta terça-feira (17) o edital com diretrizes, procedimentos e prazos da Prova Nacional Docente (PND), intitulada como Concurso Nacional Unificado dos Professores.
O regulamento já havia sido divulgado no dia 13 de junho. De acordo com o MEC, o CNU para professores não é um concurso e, sim, uma proposta do governo federal para disponibilizar uma prova única, que poderá ser utilizada pelos por União, Estados, Distrito Federal e Municípios para recrutamento de professores. O exame tem como objetivo avaliar a formação de concluintes das licenciaturas e subsidiar concursos públicos para ingresso na carreira docente da educação básica pública.
Conforme informações do Inep, os entes federativos que aderirem ao projeto poderão utilizar o exame nacional como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos. Isso quer dizer que haverá a possibilidade de utilizar apenas a nota da PND, além de aplicar etapas adicionais, como prova prática e avaliação de títulos.
Poderão participar os estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas e os demais indivíduos que queiram participar de concursos ou processos seletivos promovidos por redes públicas de ensino que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão.
De acordo com o edital, as inscrições poderão ser feitas de 14 a 25 de julho, no site do Inep. No ato da inscrição, o participante deverá indicar a área específica na qual deseja ser avaliado.
A taxa de participação é de R$ 85. O período de solicitação de isenção do valor será entre os dias 30 de junho a 4 de julho.
O benefício será concedido, conforme os seguintes critérios:
Os entes federativos que aderiram ao modelo de provas deverão publicar seus editais de concurso com a indicação do uso da nota da PND ou do ato normativo que regulamente sua utilização.
As provas serão aplicadas no dia 26 de outubro, no turno da tarde, das 13h30 às 19h. Os testes contarão com 64 questões, distribuídas da seguinte forma:
formação geral - 27 questões, sobre compreensão de temas essenciais à prática pedagógica, contextualizadas a partir da legislação educacional e da realidade cultural brasileira
formação específica - 37 questões, sendo 36 objetivas e uma dissertativa.
CRONOGRAMA
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta