Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Veja mais notas

Curtas políticas: Veja quem deve ser o novo desembargador do TJES

E também: partido de Pazolini ganha mais um coronel; segue o flerte entre o prefeito de Vitória e a sigla de Hartung

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 às 16:49

Públicado em 

15 dez 2025 às 16:49
Letícia Gonçalves

Colunista

Letícia Gonçalves

Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES)
Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na Enseada do Suá Crédito: Divulgação TJES
O desembargador Fábio Clem de Oliveira, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), vai completar 75 anos de idade no próximo dia 4. Assim, está a caminho da aposentadoria.
Para ocupar a cadeira dele, o TJ vai eleger um juiz de carreira, pelo critério de antiguidade. 
O NOVO DESEMBARGADOR
O nome dado como certo para a promoção é o do juiz Luiz Guilherme Risso, titular da 2ª Vara Criminal de de Vitória.
Risso, aliás, já foi convocado para atuar como desembargador substituto a partir do dia 3 de janeiro, devido ao afastamento de Fábio Clem para fins de aposentadoria.
MAIS UM CORONEL NO PARTIDO DE PAZOLINI
Após a filiação do Coronel Ramalho, secretário municipal de Meio Ambiente, ao Republicanos, outro oficial da reserva chegou ao partido do prefeito Lorenzo Pazolini.
Trata-se do Coronel Wagner, do Corpo de Bombeiros.
Curiosamente, ele concorreu contra Pazolini nas eleições de 2024, foi vice de Du (Avante).
Na época, Coronel Wagner estava filiado ao PRTB.
Em 2026, deve ser candidato a deputado estadual.
FLERTE...
Por falar em Pazolini, o flerte dele com o PSD esquentou. O prefeito se encontrou com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, na semana passada.
Já nesta segunda-feira (15), Pazolini esteve com o presidente estadual da sigla, o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, em Brasília.
O encontro foi casual, em meio a agendas oficiais que os dois tiveram por lá, e nem tão fora da curva. O prefeito de Colatina esteve na Prefeitura de Vitória no último dia 2.
Paralelamente à conversa na capital federal, o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, esteve, em Vitória, com o ex-secretário da Fazenda da Capital Aridelmo Teixeira, filiado ao PSD desde julho.
... NÃO CASAMENTO
Aliados de Pazolini consideram que ele está "cada vez mais alinhado com o PSD", num indicativo de aliança para as eleições de 2026.
O prefeito de Vitória é pré-candidato ao governo do Espírito Santo.
O grupo do governador Renato Casagrande (PSB) também tenta atrair o PSD, para uma eventual coligação em prol do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), também pré-candidato ao Palácio Anchieta.
O PSD, porém, é o partido do ex-governador Paulo Hartung, adversário de Ricardo e Casagrande.
De qualquer forma, nenhum martelo foi batido. O partido segue sem definição oficial em relação ao palanque em que vai subir em 2026.

Letícia Gonçalves

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2006, como estagiaria no Gazeta Online/ CBN Vitoria. Em 2008, passou a atuar como reporter da radio. Em 2012, migrou para a editoria de Politica de A Gazeta, tambem como reporter. Exerceu a funcao de editora-adjunta de 2020 ate 2021, quando assumiu a coluna Leticia Goncalves.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
O 'sonho mexicano': americanas se mudam para o país vizinho para viver com maridos deportados
Imagem de destaque
Motorista é flagrado pela PRF a 166 km/h na BR-101 em Guarapari
Imagem de destaque
Amor em maio: veja as tendências para a vida amorosa de cada signo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados