Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Curtas políticas: Quem Marcos do Val apoia ao Senado

E mais: Casagrande dá um sinal para Lula; Manato acredita em pesquisa; parlamentar de outro estado doa para candidato do ES

Vitória
Publicado em 26/09/2022 às 17h56
O senador Marcos do Val (Podemos) durante sessão no Senado
O senador Marcos do Val (Podemos) durante sessão no Senado. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Podemos, partido do senador Marcos do Val, está coligado com o MDB da senadora Rose de Freitas na corrida pelo Senado. Nem todos os integrantes da legenda, entretanto, estão no palanque da parlamentar. O deputado estadual Marcelo Santos, por exemplo, já declarou voto no presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos).

Agora foi a vez de Do Val. Ele afirmou, em um podcast conduzido pelo próprio senador e pelo ator e comediante Rossini Macedo (que interpreta o Tonho dos Couros), que vai votar em Nelson Junior (Avante).

Nelson é pastor e criador do movimento "Eu Escolhi Esperar", que prega a abstinência sexual até o casamento e tem milhões de seguidores. Também é escritor e palestrante.

O candidato do Avante apareceu, na última pesquisa Ipec, divulgada no dia 22, com 1% das intenções estimuladas de voto.

"A história dele está muito parecida com a minha. Ninguém me conhecia, ninguém tinha ideia no meio político. Não usei recursos de partido", afirmou Do Val, no podcast, dirigindo-se a Rossini em referência a Nelson, que era o entrevistado do programa.

Rossini declarou voto em Nelson Junior. O senador complementou: "Com o meu apoio".

DO VAL APOIA DOIS CANDIDATOS

A coluna entrou em contato com Do Val. Ele disse que apoia Nelson e Erick Musso ao Senado. E ainda não decidiu em qual dos dois vai votar.

Para o governo do estado, o senador apoia Renato Casagrande (PSB), de quem é aliado há tempos. Para a presidência da República, Jair Bolsonaro (PL).

Nelson Junior agradeceu ao apoio de Rossini e Do Val: "É uma honra para mim".

UM ADESIVO

João Coser e Casagrande em evento do Sindilimpe-ES. O governador usa adesivo de Lula
João Coser e Casagrande em evento do Sindilimpe-ES. O governador usa adesivo de Lula. Crédito: Instagram/João Coser

Por falar em Lula, a coluna já registrou que o apoio de Casagrande ao petista está discretíssimo, embora o socialista negue que "esconda" o ex-presidente na campanha

No domingo (25),  a uma semana da eleição, Casagrande compareceu a um evento do Sindilimpe-ES, sindicato que representa os trabalhadores da limpeza pública e do asseio e conservação. Lá estava também o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT), candidato a deputado estadual, que postou uma foto com o governador.

O detalhe é que, na camisa do socialista, estava um adesivo da campanha de Lula. Raridade. Em fotos publicadas no Instagram de Casagrande, do mesmo evento, o adesivo não aparece.

O ÚNICO

O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) se apresenta como o único que pode chegar a um eventual segundo turno contra Casagrande. Na última pesquisa Ipec, Manato apareceu em segundo lugar, com 21% dos votos válidos. Casagrande, de acordo com o levantamento, venceria no primeiro turno, com 61%.

Já o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) é apresentado como o único que pode promover uma "mudança segura". Ele marcou 8% dos votos válidos no Ipec.

MANATO ACREDITA

Aliás, enquanto Bolsonaro e Magno desmerecem, ao menos em público, os resultados de pesquisas eleitorais, Manato usa o percentual de 21% no Ipec para reforçar que é o mais promissor entre os concorrentes do atual governador, o que é verdade. 

DOAÇÃO DE FORA

Magno recebeu R$ 2 milhões do PL para fazer campanha, mas também conta com doações de pessoas físicas. Um dos doadores é o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que enviou R$ 50 mil. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Girão afirmou que fez o repasse apesar de não ser armamentista. O ex-senador é apoiado pelo Proarmas, o maior grupo armamentista do país.

"A doação não tem relação com armas, continuo contrário a essa política equivocada. Há pautas com Magno Malta que me identifico, como a defesa da vida desde a concepção, contra a liberação da maconha e jogos de azar. Se você tem 80% dos mesmos ideais com alguém, você já pode se considerar um aliado", disse o senador à Folha.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.