Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Tristeza: saiba os locais onde o Centro de Vitória mais agoniza

Pesquisa feita por alunos de um centro universitário da Capital identificou 217 imóveis vazios ou subutilizados

Publicado em 10 de Março de 2022 às 02:09

Públicado em 

10 mar 2022 às 02:09
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Centro de Vitória visto da Fonte Grande
Centro de Vitória visto do Morro da Fonte Grande Crédito: Fernando Madeira
O projeto de extensão Imóveis em Abandono, da Faesa, realizado em parceria com a Prefeitura de Vitória, acaba de concluir a elaboração de um mapa de ociosidade com informações sobre os edifícios vazios ou subutilizados no Centro da cidade. O levantamento feito por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do centro universitário constatou que existem 217 imóveis e lotes ociosos na região.
Os estudantes foram a campo para identificar os imóveis vazios, fotografar e colher as sugestões dos moradores para os espaços, num trabalho que durou oito meses. O Mapa da Ociosidade revela, espacialmente, um número significativo de imóveis sem uso ou subutilizados principalmente nas Avenidas Jerônimo Monteiro, Rua Sete de Setembro e na Cidade Alta.
Além do levantamento quantitativo, a pesquisa também relata a expectativa dos moradores do Centro de Vitória pelas ações de qualificação urbana e incentivo à ocupação dos imóveis, no sentido de reverter o panorama de ociosidade com o uso habitacional e a restauração de imóveis de interesse de preservação, para posterior cessão a uso cultural, entre outras sugestões.
A PMV diz que está desenvolvendo um programa de requalificação do Centro. Além da entrega das obras de reforma do Museu Capixaba do Negro (Mucane), foi concluída a reforma do histórico edifício Santa Cecília e, ainda neste semestre, a prefeitura promete publicar o edital de restauração do Mercado da Capixaba, que está agonizando. A administração também apresentou a moradores e comerciantes os estudos para a implantação do polo gastronômico do Centro, nas Ruas Sete e Gama Rosa.
prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ressalta o trabalho em conjunto com a academia. ”Os dados resultantes desse trabalho de campo serão de grande importância para nosso programa de requalificação do Centro”, destaca.
Sobre a experiência dos estudantes em participar da pesquisa, o reitor da Faesa, professor Alexandre Nunes Theodoro, destaca: “O trabalho de nossos alunos e professores fornecerá informações extremamente importantes para a tomada de decisão da municipalidade, oportunizando o avanço do debate sobre sustentabilidade urbana, em benefício de toda a população da nossa Capital”.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Romo, México
México derrota a Coreia e garante classificação na Copa do Mundo
Justiça
Júri decide que morte de bebê no ES com golpe de tesoura não foi intencional
Pescador de Conceição da Barra desaparece de barco em alto-mar

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados