Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Leonel Ximenes

Paulo Hartung “reaparece” no segundo turno no ES

Vídeo antigo em que o ex-governador aparece se manifestando sobre um dos candidatos está sendo compartilhado nas redes; a coluna explica o que está acontecendo

Públicado em 

09 out 2022 às 11:35
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

O vídeo de 2010 que está sendo compartilhado no segundo turno de 2022
O vídeo de 2010 que está sendo compartilhado no segundo turno de 2022 Crédito: Reprodução de vídeo
Afastado da eleição no Espírito Santo e sem manifestar suas preferências, o ex-governador Paulo Hartung “reapareceu” neste fim de semana no segundo turno. E de uma forma curiosa: um vídeo, de 2010, em que ele aparece elogiando Renato Casagrande (PSB) foi compartilhado com força em grupos de WhatsApp.
Com cabelos pretos e de óculos, o vídeo de 12 anos atrás mostra o então governador Hartung enaltecendo as qualidades de Casagrande, que naquela época foi o candidato de PH ao Palácio Anchieta.
“Casagrande está preparado e tem condições de dar continuidade a esse trabalho que estamos realizando”, elogiou Hartung no vídeo antigo.
A coluna apurou que aliados do ex-governador não gostaram do compartilhamento do vídeo de 12 anos atrás e espalharam outro, de 2014, em que PH atacava Casagrande e dizia que “estava corrigindo um erro que cometeu em 2010”.
Lembrando que as duas lideranças romperam os laços políticos durante a primeira gestão de Casagrande (2011-2014), Hartung se lançou candidato e derrotou o rival no primeiro turno da eleição. Desde aquela época, os dois estão afastados, pessoal e politicamente.
No segundo turno de 2022, Casagrande enfrenta Carlos Manato (PL), disputa em que PH não tomou partido publicamente. Embora dois ex-candidatos ao governo - Guerino Zanon (PSD) e Aridelmo Teixeira (Novo) -, apontados como ligados politicamente a PH, estejam apoiando o candidato bolsonarista contra o socialista.

Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Feedral do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Editais e Avisos - 01/04/2026
Imagem de destaque
Bikes elétricas roubadas no ES: desafio é acabar com receptação
Imagem de destaque
Brasil vence a Croácia no último jogo antes da convocação para a Copa

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados