Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Padre promove encontro entre católicos e ciganos em circo no ES

Recém-chegado à paróquia, sacerdote retribuiu gesto de acolhida dos artistas

Publicado em 06 de Março de 2026 às 03:11

Públicado em 

06 mar 2026 às 03:11
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Padre Clebson de Souza Rodrigues (na frente de mãos cruzadas) reuniu católicos e ciganos sob a lona de um circo em Guaçuí
Padre Clebson de Souza Rodrigues (na frente de mãos cruzadas) reuniu católicos e ciganos sob a lona de um circo em Guaçuí Crédito: Diocese de Cachoeiro
Acolher o diferente, para o padre Clebson de Souza Rodrigues, vai muito além de uma boa intenção cristã: ele fez este gesto na prática. Em Guaçuí, ele reuniu integrantes da comunidade cigana e membros da Igreja Católica sob as lonas de um circo, em um momento de convivência que uniu a ancestralidade daquele povo nômade à magia do picadeiro.
Clebson Rodrigues assumiu recentemente a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Celina, em Alegre, cidade vizinha de Guaçuí. Logo nos primeiros dias do seu trabalho pastoral ele percebeu a presença frequente de famílias ciganas nas celebrações da paróquia.
A confraternização entre católicos e ciganos:  troca cultural entre os participantes
A confraternização entre católicos e ciganos: troca cultural entre os participantes Crédito: Diocese de Cachoeiro
Sensível, livre de preconceitos e com espírito de acolhida, o sacerdote decidiu retribuir a participação dos ciganos com um convite especial para uma noite de lazer e aproximação no circo.
“Eles estão mais próximos, mais confiantes, e nós também aprendemos muito com eles, principalmente sobre os valores familiares, a solidariedade e o cuidado com os mais idosos”
Padre Clebson de Souza Rodrigues - Sobre o encontro com os ciganos
 “Desde que cheguei a Celina, eles têm participado das missas. Tem sido uma experiência muito boa”, afirmou. De acordo com ele, a igreja também vem acompanhando os fiéis ciganos na preparação para a recepção dos sacramentos. “Estamos nos preparando com eles para o batismo e, futuramente, para outros sacramentos também”, explicou.

A VISITA TRANSFORMADORA

O sacerdote disse que a ideia do encontro surgiu após uma visita sua ao circo, quando ele vivenciou um momento de oração e partilha com os artistas. “Foi uma experiência muito boa. O dono do circo já tem ligação com a igreja e disse que gostaria muito que os filhos também participassem”, contou.
Durante o encontro no picadeiro, no dia 28 de fevereiro, houve também uma troca cultural entre os participantes. “Eles [os fiéis católicos] ficaram curiosos para saber mais sobre a cultura cigana e tivemos uma partilha muito rica”, destacou o padre. Para Clebson, o trabalho pastoral tem aproximado a comunidade da igreja, fortalecendo vínculos de confiança.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Alex Almeida de Barros, 48 anos, e Rosi Mari Marcelly Ayalla, de 52 anos. Ela foi morta em Guarapari
Decretada prisão temporária de suspeito de matar companheira em Guarapari
O ESX é um dos maiores eventos de inovação do Espírito Santo
ESX 2026: o Espírito Santo está pocando no campo da ciência
Distrito de São Rafael, que dista 55 quilômetros da sede de Linhares
Município do ES com fama de quente terá festival de inverno

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados