Sair
Assine
Entrar

Leonel Ximenes

Mulheres entrarão em campo nas quartas de final do Capixabão

Elas farão uma campanha educativa contra a violência dentro e fora dos estádios

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 às 03:11

Públicado em 

18 fev 2026 às 03:11
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Rio Branco vence a Desportiva no Engenheiro Araripe e avança à final do Capixabão 2025
Torcedores da Desportiva no Engenheiro Araripe: presença masculina é majoritária nos estádios Crédito: Carlos Alberto Silva
Nas quartas de final do Campeonato Capixaba, antes do início e no intervalo das partidas, mulheres advogadas da OAB-ES entrarão em campo, nos jogos da Grande Vitória e no interior, com faixas levando a mensagem da campanha educativa e de conscientização contra a violência contra a mulher. A campanha será realizada até o fim da competição.
Com a mensagem “Em campo ou fora dele, violência contra a mulher é cartão vermelho. Basta de violência”, a campanha é resultado de uma parceria da Federação de Futebol do ES (FES) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), por iniciativa da presidente da seccional capixaba da Ordem, Érica Neves.
A campanha será conduzida pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES, que mobilizará profissionais da advocacia para participarem ativamente das ações nos jogos. Para a presidente da Comissão, Layla Freitas, o gesto tem força simbólica e prática.
“O estádio é um reflexo da sociedade. Quando uma mulher entra em campo levando uma mensagem de conscientização, ela ocupa um espaço que historicamente foi negado a muitas de nós. Essa campanha reafirma que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no futebol, e que o respeito precisa ser regra dentro e fora de campo”, destaca.
Gustavo Vieira, presidente da FES, ressaltou a parceria com a OAB-ES. “O público do futebol ainda é majoritariamente masculino, e justamente por isso essa ação é tão importante. Queremos sensibilizar torcedores, atletas, dirigentes e todos que fazem parte do espetáculo esportivo. Respeito não é opcional. Assim como no futebol, a violência precisa ser punida com cartão vermelho na vida”, afirma Vieira.

OS JOGOS DAS QUARTAS DO CAPIXABÃO

Primeiro colocado da fase inicial do Capixabão 2026, o Vitória enfrenta o Forte, que ficou na 8ª posição. Vice-líder, o Serra pega o Real Noroeste, sétimo colocado. Terceiro lugar, o Vilavelhense encara a Desportiva Ferroviária, que terminou em sexto. Por último, quarto colocado, o Rio Branco disputa o confronto com o Porto Vitória, quinto lugar.
  • (1º) Vitória x (8º) Forte
  • (4º) Rio Branco x (5º) Porto Vitória
  • (2º) Serra x (7º) Real Noroeste
  • (3º) Vilavelhense x (6º) Desportiva

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Vias da Serra serão interditadas para confecção de tapetes de Corpus Christi
Granizo permanece intacto mesmo dois dias após tempestade em Muniz Freire
Granizo permanece intacto mesmo dois dias após tempestade em Muniz Freire
Capixabas Karatê
Capixabas se sagram vice-campeãs pan-americanas de karatê e garantem vaga no Mundial da China

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados