Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Leonel Ximenes

Agora é lei: homenagem a corruptos e bandidos é proibida no ES

Publicado em

11 mai 2021 às 12:55
Erick Musso,(Republicanos), é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do ES
O projeto foi aprovado em abril, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa do ES Crédito: Fernando Madeira
Não deveria nem precisar de lei para isso, mas a realidade se impôs e agora o Espírito Santo tem uma lei que proíbe a concessão de medalhas, honrarias e títulos a pessoas que tenham sido condenadas por atos de improbidade ou crime de corrupção, em processo transitado em julgado na Justiça ou por Conselho de Classe devidamente registrado no ES.
O projeto de lei, do deputado Sergio Majeski (PSB), foi aprovado em abril pela Assembleia, sancionado ontem (10) pelo governador Renato Casagrande, do mesmo partido, e publicado nesta terça (11) no Diário Oficial.
Mas não foi uma trajetória fácil para o projeto de lei. Apesar dos seus inegáveis méritos, a matéria ficou tramitando durante quase cinco anos pelas comissões da Assembleia Legislativa, até ser aprovada, por unanimidade, no mês passado. O PL foi apresentado pelo parlamentar socialista exatamente no dia 5 de julho de 2016.
"Essa é mais uma contribuição que deixamos à sociedade capixaba. As homenagens concedidas pelo poder público devem valorizar o cidadão de bem e que fez algo de relevante. "
Sergio Majeski - Autor da lei
A proibição de homenagens se estende a pessoas que tenham praticado atos ou que tenham sido historicamente considerados participantes de atos de lesa-humanidade, tortura, exploração do trabalho escravo, violação dos direitos humanos e/ou maus-tratos a animais.
Em decorrência dessa proibição, logradouros e prédios públicos cujas nomes afrontam o disposto nesta lei em sua data de publicação (11/5/2021), terão prazo de um ano para serem modificados e regularizados.
"Como destaquei quando o projeto foi aprovado pelo Legislativo, sem dúvida alguma é um avanço no processo civilizatório. A legalidade sempre deve ser uma referência, principalmente para guiar os trabalhos dos gestores públicos que representam os interesses da sociedade", afirma o deputado Majeski, autor do projeto sancionado pelo governador. 
Link copiado com sucesso

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes
Bairro Limão

Incêndio em vegetação assusta moradores de Aracruz

Link copiado com sucesso

Ghenis Carlos

Ghenis Carlos
Estavam em van

Prefeito de Guarapari e familiares sofrem acidente a caminho de Pedra Azul

Link copiado com sucesso

Redação de A Gazeta

Redação de A Gazeta
Violência

Adolescente é baleado e pula muro de residência em busca de ajuda em Linhares

Link copiado com sucesso

Thaiz Lepaus

Thaiz Lepaus
Combate ao fogo

Controlado incêndio que destruiu 40 hectares de vegetação em Marataízes

Link copiado com sucesso

Thaiz Lepaus

Thaiz Lepaus
Ventania

Tempestade provoca destelhamento e queda de árvores em Baixo Guandu

Link copiado com sucesso

Thaiz Lepaus

Thaiz Lepaus
Sul do ES

Cidades do ES recebem alerta amarelo de chuva, granizo e ventos intensos; veja lista

Link copiado com sucesso

Maurílio Mendonça

Maurílio Mendonça
Atenção!

Colatina recebe alerta de chuvas intensas com rajadas de vento e granizo

Link copiado com sucesso

Ana Muniz

Ana Muniz
Crimes patrimoniais

Foragido do Espírito Santo é preso no Peru pela Polícia Federal

Redação de A Gazeta

Redação de A Gazeta
Na Capital

Incêndio atinge apartamento em edifício no Centro de Vitória

Nayra Loureiro

Nayra Loureiro
Crime

Adolescente é apreendido suspeito de tentar matar e roubar idoso no ES

Link copiado com sucesso

Ana Muniz

Ana Muniz

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Imagem de destaque

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 16/08/2026

Imagem de destaque

Inelegível até 2032, Pablo Marçal é lançado como candidato à Presidência pelo PRTB

Imagem de destaque

Suspeito de tentar sequestrar criança de 5 anos é agredido em Itapemirim

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados