Jornalista de A Gazeta há 10 anos, está à frente da editoria de Esportes desde 2016. Como colunista, traz os bastidores e as análises dos principais acontecimentos esportivos no Espírito Santo e no Brasil

Ano novo, solução velha: Vasco aposta em Luxemburgo como tábua de salvação

Treinador chega com contrato até o fim do Brasileirão e terá a missão de livrar o time do rebaixamento. Será que ele consegue?

Vitória
Publicado em 01/01/2021 às 06h00
Atualizado em 01/01/2021 às 06h02
Vanderlei Luxemburgo assume o comando do Vasco pela segunda vez
Vanderlei Luxemburgo assume o comando do Vasco pela segunda vez. Crédito: Carlos Gregório/Vasco

No processo de escolha de um novo treinador após a demissão do português Ricardo Sá Pinto, o Vasco olhou para seu passado recente e tentou contratar um técnico que já deu ao menos alguma alegria à sua torcida. Primeiro tentou Zé Ricardo, que comandou o clube em 2017, quando o cruz-maltino teve seu melhor desempenho no Brasileirão, nos últimos anos, e se classificou à Libertadores. Mas ele recusou. Restou então recorrer a Vanderlei Luxemburgo, que não flertou com a degola quando esteve à frente do clube no ano passado e fora isso entregou muito pouco, mas o suficiente para cativar muitos cruz-maltinos. Praticamente única opção possível para a diretoria, o bom e velho Luxa é o novo técnico do Gigante da Colina.

Em 2021, o Vasco espera não repetir 2020, que foi um ano terrível para o clube. Na temporada que passou, o time carioca teve três técnicos: Abel Braga, Ramon Menezes e Ricardo Sá Pinto. Dois deles (Abel e Sá Pinto) nem sequer receberam salários. O que deixa o time cruz-maltino sem nenhuma força no mercado. Afinal, quem vai querer assumir um clube que não paga salários, tem um elenco limitado e corre o risco de rebaixamento? Luxemburgo foi o único que não só aceitou, mas que se apresentou ao desafio. Por isso, será o treinador do clube.

Luxemburgo chega ao Vasco após um ano muito questionado no Palmeiras. No time alviverde, onde permaneceu até outubro de 2020, foi campeão do Paulistão e se classificou em outras competições, mas mesmo com um elenco qualificado nas mãos, não conseguiu fazer a equipe apresentar o um bom futebol. O sucesso de Abel Ferreira, seu sucessor no Verdão, só prova o quanto Luxa foi mal no time paulista.

Com contrato até o fim do Campeonato Brasileiro, Luxemburgo chegou falando o que a torcida quer ouvir. Em suas redes sociais, afirmou que vê a chance no Vasco como uma “convocação”, uma oportunidade para repetir “o bom trabalho que foi realizado em 2019”, mas que na verdade nem foi tão bom assim. Luxa comandou o Gigante da Colina em 37 jogos e acumulou 15 vitórias, 12 empates e dez derrotas: aproveitamento de 51,35%.

Vanderlei Luxemburgo será apresentado oficialmente no próximo sábado (02) e inicia os treinos de um Vasco que ocupa a 17º colocação do Brasileiro e possui 29% de chances de ser rebaixado. O treinador terá 12 jogos para cumprir uma única missão: fazer o time escapar do que pode vir a ser o quarto rebaixamento em sua história. O Gigante da Colina não tem o time dos sonhos, mas também não é equipe para habitar o Z-4. Logo, a meta de Luxa não é lá das mais ousadas, o que faz o sucesso ser perfeitamente possível.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Clube vasco da gama

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.