Jornalista de A Gazeta há 10 anos, está à frente da editoria de Esportes desde 2016. Como colunista, traz os bastidores e as análises dos principais acontecimentos esportivos no Espírito Santo e no Brasil

Com desempenho brochante, Sá Pinto sai do Vasco sem deixar saudades

Sob o comando do português, Cruz-Maltino piorou e venceu apenas três jogos em 15 disputados. Por outro lado, diretoria desrespeitou o treinador ao não pagar nenhum salário no período de dois meses

Vitória
Publicado em 29/12/2020 às 15h05
Ricardo Sá Pinto foi demitido do Gigante da Colina na manhã desta terça-feira (29)
Ricardo Sá Pinto foi demitido pela diretoria do Vasco após maus resultados. Crédito: RAFAEL RIBEIRO/VASCO

O Pinto caiu! O técnico Ricardo Sá Pinto foi demitido pela diretoria do Vasco nesta terça-feira (29). A escolha pelo desligamento do treinador português se justifica pelo seu desempenho ruim à frente do time. Em 15 jogos, ele acumulou 6 derrotas, 6 empates e apenas 3 vitórias, e ainda uma dolorosa eliminação na Copa Sul-Americana para o frágil Defensa y Justicia-ARG, em pleno São Januário. A decisão é justa, pois não havia mais estimulantes capazes de mantê-lo firme no comando cruz-maltino.

Empolgação, muita transpiração, mas pouco resultado. Este foi Ricardo Sá Pinto no comando do Vasco. Vale lembrar que quando chegou para substituir Ramon Menezes, o português foi a única solução viável após a diretoria cruz-maltina receber muitas negativas. Ninguém queria assumir o time de um clube que não paga salários, vive ano politicamente conturbado e tem um elenco limitado. O técnico foi oferecido e o clube aceitou.

Se fora de campo, Sá Pinto, que nesses dois meses de clube nem recebeu salário, encontrou um ambiente desfavorável, à beira do gramado ele carrega pecados imperdoáveis. Sob seu comando, o time piorou e suas decisões são muito questionáveis. Aposta excessiva em Ribamar, deixar Tales Magno e Leo Gil no banco em jogos importantes. Inventou algumas vezes nas escalações e nas substituições, e viu seu time ser goleado até pelo Ceará, dentro de casa. Inadmissível.

Em determinado momento, Sá Pinto até acenou com uma evolução. Escalou o time com três zagueiros, e por alguns jogos, conseguiu deixar a equipe segura. Mas isso logo ruiu. Não demorou muito e os adversários encontraram o caminho do gol. Já no ataque, o técnico português não conseguiu fazer o time evoluir. Se o elenco não lhe oferecia grandes possibilidades além de Cano, era preciso ter ao menos organização, mas nem isso foi visto.

O Vasco tem um time limitado, e isso é fato. Mas não é equipe para ser rebaixada no Campeonato Brasileiro. Tem elenco melhor do que alguns rivais que estão à sua frente na tabela. Quem chegar, hoje o mais cotado é Zé Ricardo, terá essa única missão: livrar o time da degola. É possível.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Clube vasco da gama

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.