
Nos últimos anos, o consumo de vinho no Brasil cresceu 11,6%, o segundo maior aumento do mundo, de acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). O dado pode sugerir uma tendência entre os brasileiros de explorar bebidas alcoólicas do gênero, seja pelo fortalecimento deste tipo de cultura, seja por uma maior oferta de rótulos. E se tem uma época que combina com vinho e promete impulsionar o consumo é o outono/inverno. Dos clássicos fermentados e destilados às receitas quentes, há uma variedade de opções que tornam os dias frios ainda mais interessantes.
A seguir, veja sugestões de bebidas para o frio e alternativas sem álcool para quem quer apenas algo quente e gostoso no fim do dia.
O que são bebidas quentes?
Quando se fala em bebidas quentes, o termo não se refere necessariamente à temperatura dela, mas sim a uma categoria ou sinônimo das bebidas alcoólicas — em especial as mais encorpadas ou combinadas com especiarias.
Na prática, entram nessa categoria as bebidas alcoólicas que costumam ser apreciadas puras ou em drinks que valorizam seus aromas e sabores mais intensos. Whiskey, conhaque, vinho tinto e licores são exemplos clássicos.
Whisky
Robusto, aromático e com versões envelhecidas que realçam notas de baunilha, carvalho e especiarias, o whisky é presença certa nos dias frios. Pode ser consumido puro, com pedra de gelo ou até incorporado a drinks. No frio, as versões bourbon e irlandesa costumam ser as mais buscadas, por conta do sabor mais adocicado e macio.
Vinho tinto
O vinho tinto é um dos grandes protagonistas do outono/inverno. Uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec oferecem rótulos mais estruturados, indicados para harmonizar com pratos quentes e carnes de panela. Também é uma ótima base para receitas de bebidas quentes com especiarias.
Conhaque
Clássico entre os destilados, o conhaque aparece com mais força neste período, seja puro, em taças aquecidas entre as mãos, ou como ingrediente de drinks. Ele traz notas amadeiradas e adocicadas e tem forte presença no mercado europeu e brasileiro.
Cerveja
De acordo com o relatório global da OMS, a cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo e a mais consumida no Brasil, apresentando porcentagens de 34,3% e 62% da população, respectivamente. Mas a sua versão quente tende a ser mais popular em países como Alemanha, Polônia e República Tcheca. A receita, chamada de "beer punch" ou "biersuppe", mistura cerveja escura com especiarias, laranja e, às vezes, mel. O resultado é um tipo de sopa doce alcoólica, servida em canecas.
Que tipo de bebida é o Steinhäger?
De origem alemã, o steinhäger é um destilado à base de zimbro, como o gin, mas com sabor mais seco e direto. É geralmente consumido em shots, mas também pode ser incorporado em drinks mais aromáticos.
Para além do chocolate quente: veja opções de bebidas não alcoólicas
Chá Mate com Leite em pó

- 1 xícara de chá mate quente
- 2 colheres de sopa de leite em pó
- 1 colher de chocolate em pó
Para essa receita simples, basta misturar o leite e o chocolate na xícara de chá e pronto. Segundo a Nestlé, uma dica é fazer o chá mais forte, com dois sachês de chá mate. Uma variação pode incluir a substituição do mate pelo chá preto, e o chocolate pela baunilha.
Bebida de Milho Quentinha
Outra bebida que já tem gosto de festa junina. Se você é um fã de milho, não pode deixar de experimentar:
- 2 latas de milho
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 anis-estrelado
- 4 xícaras de leite
No liquidificador, adicione as duas latas de milho e em seguida coloque o leite. Bata tudo e passe por uma peneira. Na panela, vamos adicionar esse líquido e juntar o açúcar e o anis à mistura. Leve tudo ao fogo baixo e não esqueça de mexer de vez em quando. Quando levantar fervura, basta desligar o fogo e acrescentar o creme de leite para deixar ainda mais cremoso. Sirva como preferir. Nossas dicas? Polvilhe canela ou cravo em pó.
Leite dourado (golden milk)
- 1 xícara e meia de leite
- 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
- 1/2 colher de chá de cardamomo em pó
- 1 colher de sopa de mel
- 1/2 colher de chá de pimenta do reino
Em uma panela, misture o leite com todas as especiarias e o mel. Leve ao fogo baixo e misture até esquentar, mas sem levantar fervura. Então, basta servir como preferir e aproveitar. É uma opção leve, saudável e cheia de sabor. Dica: adicione essencia de baunilha para ainda mais sabor.
Copos térmicos para manter sua bebida quente
Atenção: o consumo de bebidas alcoólicas é proibido para menores de 18 anos. Beba com responsabilidade e, se for dirigir, não consuma álcool.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.