Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cozinha intuitiva da Bia

Salmão gravlax: receita escandinava é uma boa dica de petisco

Sabe aquelas fatias de salmão fininhas, levemente salgadas, normalmente servidas com pão e creme azedo nas delicatéssens? Veja como fazer em casa

Publicado em 09 de Setembro de 2020 às 15:00

Públicado em 

09 set 2020 às 15:00
Bia Brunow

Colunista

Bia Brunow Bia Brunow
Receita de gravlax de salmão da chef Bia Brunow
Gravlax de salmão é uma receita escandinava de peixe curado Crédito: Bia Brunow
Sabe aquelas fatias de salmão fininhas, levemente salgadas, normalmente servidas com pão e creme azedo nas delicatéssens mais especiais da cidade? É o gravlax de salmão, uma daquelas coisas que eu sempre pensei ser impossível fazer em casa. Engano meu!
O gravlax de salmão, ou salmão gravlax, nada mais é do que um processo bem simples de cura de uma parte boa do filé do salmão. A receita é escandinava e surgiu na Idade Média, como uma forma de conservar melhor o peixe.
Para executar essa receita, ao contrário da de salmão defumado, não é necessária muita técnica. Basta ter um pouco de sal, açúcar e alguns temperos de sua preferência.
Nessa preparação, o mais difícil é ter um pouco de paciência: a peça tem que descansar na geladeira por, no mínimo, 12 horas, ou por até quatro dias. Depois de pronto, o gravlax dura até duas semanas na geladeira - se não for abocanhado antes.

SALMÃO CURADO (GRAVLAX)

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos + mínimo de 12h na geladeira
Complexidade: fácil
Receita de gravlax de salmão da chef Bia Brunow
Receita original é temperada com endro ou dill, mas também fica ótima com coentro Crédito: Bia Brunow
INGREDIENTES: 
  • 300g de filé de salmão fresco
  • ½ xícara (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de conhaque (ou vodca, ou cachaça)
  • ½ xícara (chá) de beterraba ralada
  • Pimenta-do-reino preta
  • Alguns ramos de coentro fresco ou brotos de coentro
MODO DE PREPARO:
  1. Escolha a parte mais grossa do filé de salmão e corte, de forma que fique uniforme, sem tirar a pele. 
  2. Disponha um plástico filme sobre a tábua de corte e coloque o filé com a pele para baixo. 
  3. Em uma tigela, misture o sal e o açúcar.
  4. Pincele o peixe com o conhaque (você pode usar outra bebida alcoólica destilada. Fica ótimo com cachaça ou vodca). 
  5. Tempere com a pimenta-do-reino e os ramos de coentro. A receita original é feita com endro ou dill, mas eu quis testar alguns brotos de coentro. Fica uma delícia também com tomilho fresco ou com sementes de coentro.
  6. Em seguida, cubra o peixe com a beterraba ralada e a mistura de sal e açúcar. Embale bem com o plástico e faça pequenos furos do lado da pele para que o líquido da cura escoe. 
  7. Coloque uma grade sobre uma assadeira e disponha o salmão, com a pele para baixo. Use alguma coisa para fazer peso no filé.
  8.  Leve à geladeira e deixe descansando por, no mínimo, 12 horas. 
  9. Depois desse tempo, desembale o filé, lave, seque bem e sirva fatias bem finas, sem a pele, com uma colherada de creme azedo e um bom pão!
Receita de gravlax de salmão da chef Bia Brunow
Uma sugestão é servir o gravlax com creme azedo Crédito: Bia Brunow
Acompanhe a colunista também no Instagram ou clique aqui para ver as colunas anteriores. 

Bia Brunow

Bia Brunow Bia Brunow

Bia Brunow é uma jornalista que virou cozinheira. Por aqui vamos ter muita cozinha afetiva, viagens e histórias contadas entre uma garfada e outra

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Radar móvel será usado em ação educativa com bikes elétricas em Vitória
Imagem de destaque
Escape de urina ao correr ou pular não é normal e também afeta mulheres jovens. Entenda
Trio é flagrado andando em bike elétrica por ruas de Aracruz
Três adolescentes são flagrados na mesma bike elétrica em Aracruz

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados