> >
Tempo vira e mínima prevista para a Região Serrana do ES chega a 9 °C

Tempo vira e mínima prevista para a Região Serrana do ES chega a 9 °C

O tempo instável deve durar pelo menos até domingo (11) no Espírito Santo, com possibilidade de chuva rápida em todo o estado

Publicado em 7 de abril de 2021 às 10:10- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Nevoeiro em Campinho, Domingos Martins, cidade hospitaleira e com clima ameno
Nevoeiro em Campinho, Domingos Martins. Semana promete frio na região Serrana. (Ângela Cesconetto/Arquivo AG)

Chuva, um friozinho no começo da manhã e termômetros abaixo dos 30°C ao longo do dia. A semana promete ser marcada pelo clima ameno de Norte a Sul do Espírito Santo, com direito a um "quase inverno" na região Serrana. Aos poucos, o outono parece deixar as altas temperaturas do verão para trás. 

 De acordo com o  Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o tempo instável deve durar pelo menos até domingo (11) no Espírito Santo, com possibilidade de chuva rápida em todo o estado. 

"Até sexta feira, o vento soprando do sudeste carrega um ar mais resfriado e as temperaturas devem baixar um pouquinho. Enquanto tiver esse tempo um pouco mais instável, as temperaturas máximas devem permanecer baixas. A partir do domingo as máximas devem subir um pouco mais", explica Hugo Ramos, meteorologista do Incaper.

Para esta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), a previsão é de chuva em alguns momentos por todas as regiões, sendo menos frequente na região Noroeste. O vento sopra com moderada intensidade no litoral e as temperaturas vão seguir mais amenas.

Esses dois dias serão de muitas nuvens na Grande Vitória, e os termômetros vão variar em 20°C e 28°C. Nas regiões Norte e Noroeste a temperatura máxima também não deve ultrapassar os 30°C.

Aspas de citação

O frio não vai ser tão intenso. Mas teremos uma queda gradativa das temperaturas mínimas. O outono começou com cara de verão, e na semana passada as temperaturas mínimas estavam altas. Esta semana teremos chuva a semana inteira

Hugo Ramos
Meteorologista do Incaper
Aspas de citação

FRIO NAS MONTANHAS

Já nas montanhas capixabas, os dias devem começar mais frios, com um ligeiro aumento de temperatura ao longo do dia, e noites também mais frias. Nas áreas mais altas da região Serrana, a temperatura mínima prevista é de 9 °C e a máxima, de 24 °C. Já na região Sul mínima de 13 °C e máxima de 27 °C.

O meteorologista do Incaper explica que o outono é caracterizado principalmente pela perda de calor durante a noite, o que possibilita madrugadas  e manhãs mais frias. 

"Durante o dia a gente recebe o calor do sol, que atinge as temperaturas mais elevadas. Todo esse calor é perdido a noite, então as madrugadas podem ainda permanecer frias. No Caparaó a gente vai ter temperatura na casa dos 15°C, enquanto na Grande Vitória e na região Norte a gente tem em torno de 20°C na madrugada, com o dia começando mais friozinho. Não é ainda aquele frio de inverno, mas o clima fica mais ameno", comenta Ramos.

SÁBADO E DOMINGO

O tempo instável, com chuva deve durar até o final de semana e as temperaturas, aos poucos, prometem voltar a subir. O sábado (10) deve ser chuva rápida entre a madrugada e manhã entre a Grande Vitória e o litoral Norte. Previsão de chuvas esparsas ao longo do dia nas demais áreas do Norte capixaba. Poucas nuvens nas demais áreas do Espírito Santo, sem expectativa de chuva. 

O domingo deve ter chuva rápida entre a madrugada e manhã apenas no litoral Norte. Poucas nuvens e calor nas demais regiões, sem expectativa de chuva.

A tendência é que a próxima semana comece com temperaturas um pouco mais altas, mas ainda assim, os institutos de meteorologia estão atentos para a possibilidade da chegada de outra frente fria já na segunda (12) ou terça-feira (13).

"No final de semana a chuva deve diminuir, o vento deve mudar de direção porque existe a expectativa da passagem de outra frente fria. A partir de domingo a gente deve ter um tempo mais aberto, mas no dia 12 ou 13 a gente pode ter outra frente fria, ainda estamos observando o avanço dela", finalizou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais