Repórter / [email protected]
Publicado em 15 de janeiro de 2026 às 16:09
Um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se organizar sobre o Brasil entre os dias 19 e 23 de janeiro e deve provocar chuvas volumosas no Espírito Santo, segundo a previsão da Climatempo. Este será o segundo evento do tipo registrado em 2026 e tem potencial para afetar várias regiões brasileiras. >
De acordo com a análise meteorológica, os maiores acumulados de chuva devem se concentrar na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce, no Espírito Santo e também no Norte e Noroeste do Rio de Janeiro. Em determinadas regiões do território capixaba, o fenômeno pode ocasionar volumes que podem variar entre 200 e 400 milímetros em apenas cinco dias, quantidade próxima ou até superior à média esperada para todo o mês de janeiro em algumas cidades. [Veja aqui como se mede a chuva]>
A Climatempo alerta para risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos, principalmente em áreas que já estão com o solo encharcado. A recomendação é que a população acompanhe os avisos meteorológicos e fique atenta às orientações da Defesa Civil.
>
O que é ZCAS?
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um sistema climático caracterizado por uma faixa extensa e persistente de umidade, que provoca chuvas frequentes e volumosas por vários dias consecutivos. Ela atua principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste, podendo responder por grande parte da chuva do período mais chuvoso do ano. Para ser caracterizada como ZCAS, a instabilidade precisa persistir por, no mínimo, quatro dias sobre a mesma região.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta