> >
Rosa Schorling: primeira mulher a pilotar um avião no ES

Rosa Schorling: primeira mulher a pilotar um avião no ES

Além do pioneirismo ao conquistar um brevê de piloto, em 1939, ela consagrou-se como a primeira mulher a saltar de paraquedas no Brasil

Publicado em 6 de março de 2020 às 12:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A capixaba Rosa Schorling foi a primeira mulher a saltar de paraquedas no Brasil, em 1940. (Reprodução Arquivo Pessoal/Gildo Loyola)

Foi nas alturas que a capixaba Rosa Helena Schorling deu seu maior grito de liberdade. No controle de um avião, a jovem de 19 anos se consagrou como a primeira mulher piloto no Espírito Santo, em 1939. 

Aspas de citação

Do pátio do colégio, eu vi um avião passar. Aí queria saber se ali dentro andava gente. Perguntei ao meu eu pai e ele disse que sim. Então eu falei: um dia eu quero andar. E andei.

Rosa Schorling
Em entrevista ao programa do Jô Soares, em 1995
Aspas de citação

O brevê de piloto, documento que uma pessoa recebe ao estar habilitada a pilotar um veículo aéreo, foi concedido a Rosa em 1939. Na época, ela se tornava a oitava aviadora do país. As conquistas históricas, porém, se expandiram para outras áreas, onde a capixaba se destacou pelas lutas por mais representatividade feminina. 

"Ela tinha dentro dela um desejo de realizar atividades que eram consideradas masculinas, de ousar nisso, de encarar o patriarcado da aviação e paraquedismo brasileiro", ressalta Fabrício Fernandes, jornalista e autor do livro "Rosa Helena Schorling- Além da folha de vento".

Brevê para piloto tirado por Rosa em junho de 1939. (Reprodução/TV Gazeta)

Rosita, como era conhecida, era uma mulher a frente do tempo. Filha de um alemão de pensamento moderno e uma poetiza austríaca, ela cresceu em Domingos Martins, na região Serrana do Estado. Apesar do preconceito dos mais conservadores, contou com o incentivo dos pais para desempenhar qualquer tipo de função.

Aos 12 anos já dirigia carros e tinha carteira de motorista nacional. Aos 19, foi para o Rio de Janeiro aprender a pilotar avião. Dois anos depois, entrava para história do país ao se tornar a primeira mulher a saltar de paraquedas no Brasil, em 1940.

Aspas de citação

Eu me senti dona do mundo

Rosa Schorling
Em entrevista à TV Gazeta, em 2016
Aspas de citação
Jornais do país noticiaram o salto histórico de Rosita, que se tornou a primeira mulher a saltar de paraquedas no Brasil. (Reprodução/TV Globo)

O salto concretizou o sonho da capixaba em conquistar o espaço aéreo, em uma época em que as atividades eram dominadas por homens. A conquista de Rosa abriu caminho para outras mulheres da época se aventurarem no paraquedismo brasileiro.

Aspas de citação

Não havia mulher que tinha encarado essa aventura. E Rosa topou, foi lá, subiu no avião e pulou. Ela tinha esse desejo de viver a aviação

Fabrício Fernandes
Jornalista 
Aspas de citação

O AMOR POR VOAR

Rosa foi enfermeira, professora e pianista, mas o que amava mesmo era voar. A paixão pelas alturas foi herdada do pai, que foi mestre de balões na Alemanha. Ele, inclusive, foi um dos maiores incentivadores dos sonhos da filha. 

"Ela contava que sempre teve apoio do pai, que ele nunca impediu que ela fizesse algo pelo fato de ser mulher. Assim como ela, ele também era a frente do tempo", declara Giliard Freitas, filho dos ex-cuidadores de Rosita.

Rosa herdou do pai a paixão por voar. (Reprodução Arquivo Pessoal/Gildo Loiola)

Apesar do apoio dos pais, Rosa enfrentou preconceitos da sociedade conversadora por ser mulher e se aventurar na aviação. Por causa disso, ela chegou até a terminar um noivado. "Ele chegou para mim e disse assim: 'Nós não estamos com o casamento marcado? Você escolhe eu ou o avião?' Eu falei: o avião", lembrou a aviadora durante uma entrevista à TV Gazeta, em 2016.

MORTE

A pioneira do paraquedismo feminino no Brasil contabilizou 137 saltos na carreira. Se destacou como a primeira aviadora capixaba e oitava do país.

Rosa morreu aos 98 anos em Domingos Martins. (Gildo Loiola)

Em 2017, após quebrar o fêmur durante uma queda, Rosa morreu, aos 98 anos. A capixaba morava em Domingos Martins, com um casal de cuidadores. Ela não deixou filhos. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais