> >
Já provou a Pereveca? Pão de origem alemã faz sucesso em Colatina

Já provou a Pereveca? Pão de origem alemã faz sucesso em Colatina

A iguaria, que tem formato de rocambole, é feita com banana e cachaça e veio parar em terras capixabas com os imigrantes que vieram da Alemanha

Publicado em 3 de novembro de 2021 às 08:16

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Pereveca, pão tradicional alemão, faz sucesso em Colatina
Pereveca, pão tradicional alemão, faz sucesso em Colatina. (Heriklis Douglas)

Uma região de belezas naturais cercada por pedras forma a paisagem de Córrego da Lage, no interior de Colatina, Noroeste do Espírito Santo. Em meio às rochas e estradas de terra, estão as casas onde são produzidas um pão de nome curioso: a Pereveca. A iguaria tem formato de rocambole e veio parar em terras capixabas com os imigrantes que vieram da Alemanha. 

A produtora rural Eliana Borgui explica que o pão foi trazido pelos seus conterrâneos: “Foi trazido pela minha avó, que veio da Alemanha, e pelas minhas tias, irmãs da minha mãe, e passou para mim também. Foi seguindo de geração em geração”

A tradição de mais de 100 anos ainda faz parte do café da manhã de muitas famílias da região. As comemorações também têm essa iguaria de origem alemã.

“No Natal a gente sempre costumava fazer e faz até hoje. É uma das comidas que minha mãe e minha avó deixaram e sempre tem nas festas de fim de ano, festas especiais, é a lembrança que temos da vovó”, conta a produtora rural.

Conheça a Pereveca: pão de origem alemã faz sucesso em Colatina
Iguaria leva banana e cachaça. (Heriklis Douglas)

ADAPTAÇÃO CAPIXABA

Na Alemanha, a pereveca tradicional tem entre os ingredientes a pera e o rum. No Espírito Santo, os imigrantes tiveram que substituir, trocando os produtos por banana e cachaça.

A substituição deu tão certo que é feita assim até hoje. Em Colatina, foi criado um circuito nos distritos de Barbados e Baunilha, com o objetivo de receber os turistas que querem conhecer a iguaria.

“Nossa região é muito bela e muita gente não conhece. Temos pousadas, montanhas, coisas antigas e coisas novas que atraem muitas pessoas”, conta Eliana.

DO INTERIOR À CIDADE

Do interior, a pereveca também ganhou a cidade. A pedagoga e padeira Maria Angélica produz o pão para vender na feira, em Colatina. "Eu faço 20 unidades para vender na feira, nos sábados, no Centro de Colatina, mas durante a semana recebo pedido dos meus clientes, faço também a versão bisnaga, mais pequena", explica.

O pão alemão vai ganhando outras combinações de sabores: banana com amendoim e especiarias, como noz moscada. "A tradição é passar para frente o que você aprendeu, para ela não morrer", finaliza Maria Angélica. 

*Com informações de Alessandro Bacheti, da TV Gazeta Noroeste

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais