> >
General do Exército é novo número dois do Ministério da Saúde

General do Exército é novo número dois do Ministério da Saúde

Eduardo Pazuello reuniu-se com Bolsonaro e foi anunciado, depois, pelo novo ministro da Saúde, Nelson Teich

Publicado em 22 de abril de 2020 às 18:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O general Eduardo Pazuello, novo secretário-executivo do Ministério da Saúde
O general Eduardo Pazuello, novo secretário-executivo do Ministério da Saúde. (Valter Campanato/Agência Brasil)

O general do Exércio Eduardo Pazuello foi anunciado nesta quarta-feira (22) como novo secretário-executivo do Ministério da Saúde. É o número dois da pasta, agora chefiada por Nelson Teich.

Apesar de a nomeação de Pazulello ter sido anunciada pelo novo ministro, em coletiva de imprensa, o general falou antes com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que já havia dito que iria interferir na formação do segundo escalão do ministério.

Em entrevista à colunista Bela Megale, de "O Globo", o general disse que fica no cargo como integrante de uma equipe de transição, até que Teich monte o próprio time. Bolsonaro demitiu o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à pandemia do novo coronavírus.

"ESTAVA COMANDANDO TROPA ATÉ ONTEM"

Mandetta defende o isolamento social para combater o vírus. Bolsonaro é contrário por temer efeitos na economia, ainda que isso represente mais riscos à saúde pública. "É um risco que eu corro", já afirmou o presidente.

Questionado pela colunista sobre sua posição em relação ao isolamento, Pazuello desconversou: “Não tenho esse processo decisório comigo, nem a visão do todo, estava comandando tropa até ontem”.

QUEM É ELE

O novo secretário-executivo nasceu no Rio de Janeiro, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1984. Bolsonaro também se formou na instituição.

Na academia, fez cursos de operações na selva, paraquedista e aperfeiçoamento de oficiais.

General de Divisão desde 2018, Pazuello atuou como coordenador operacional da Força-Tarefa Logística Humanitária Operação Acolhida, responsável pelos trabalhos relacionados aos cidadãos venezuelanos que chegaram ao Brasil por Roraima, fugindo na crise no país vizinho.

Ex-comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, o novo secretário-executivo do ministério trabalhou como coordenador logístico das tropas do Exército na Olimpíada de 2016.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais