Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Bolsonaro pediu ajuda ao Itamaraty para importar cloroquina, diz Ernesto Araújo
CPI da Covid

Bolsonaro pediu ajuda ao Itamaraty para importar cloroquina, diz Ernesto Araújo

Em depoimento aos senadores nesta terça-feira (18), ex-chanceler afirmou que Bolsonaro pediu que o Itamaraty viabilizasse contato com primeiro-ministro da Índia para importar o medicamento

Publicado em 18 de Maio de 2021 às 16:54

Agência FolhaPress

Publicado em 

18 mai 2021 às 16:54
Ernesto Araújo durante depoimento à CPI da Covid
Ernesto Araújo durante depoimento à CPI da Covid Crédito: Edilson Rodrigues/ Agência Senado
Em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (18), o ex-chanceler Ernesto Araújo afirmou que o pedido para que o Itamaraty procurasse viabilizar a importação da hidroxicloroquina partiu do Ministério da Saúde. No entanto, reconheceu que houve participação do presidente Jair Bolsonaro.
Ernesto era questionado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) sobre a mobilização dos postos diplomáticos para obter a importação da hidroxicloroquina, medicamento sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19. O caso foi revelado pela Folha de S.Paulo.
O ex-chanceler, então, explicou que o estoque brasileiro estava baixo e que o medicamento é também importante para o tratamento de outras doenças. Ernesto foi então questionado de onde partiu o pedido para a importação. "No caso, o Ministério da Saúde foi quem nos pediu que procurasse viabilizar essa importação", respondeu.
Renan então perguntou se Ernesto havia discutido com outras autoridades a situação. "Não. Eu não me recordo não. Enfim, houve, claro, houve. Não foi exatamente um pedido para implementar esse pedido do Ministério da Saúde, mas o presidente da República, ele, em determinado momento, pediu que o Itamaraty viabilizasse um telefonema dele com o primeiro-ministro [da Índia]", disse o ex-chanceler.
Renan então perguntou diretamente se houve participação do presidente da República. "Sim", respondeu Ernesto. "O presidente, vamos dizer...", complementava o ex-chanceler, quando foi interrompido pelo relator.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Polícia encontra placas de trânsito em ferro-velho em São Mateus
Polícia encontra placas de trânsito em ferro-velho em São Mateus
Trecho da BR 101 em Fundão vai ser interditado nesta terça (03)
BR 101 será totalmente interditada por duas horas para obras em Fundão
concentração; relaxamento; meditação
Como treinar a capacidade de concentração na era digital

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.