> >
Anvisa recebe pedido da AstraZeneca para incluir 3ª dose na bula da vacina

Anvisa recebe pedido da AstraZeneca para incluir 3ª dose na bula da vacina

Atualmente, bula do imunizante contra a Covid-19 prevê duas doses para vacinação completa. Para que a mudança seja aceita, é preciso avaliar a segurança

Publicado em 17 de novembro de 2021 às 17:37

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina Astrazeneca
Vacina Astrazeneca. (Carlos Alberto Silva)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu um pedido da AstraZeneca para a alteração do esquema vacinal contra a Covid-19 no Brasil. A intenção é incluir a aplicação da terceira dose do imunizante para a população.

Registrada no Brasil desde 12 de março de 2021, atualmente a bula da vacina prevê duas doses para imunização completa.

Para que a mudança seja aceita, é preciso avaliar a segurança, que deve ter o perfil mantido, além de verificar a eficácia atingida com o reforço. O prazo para avaliação do pedido é de até 30 dias, desde que não sejam necessárias informações e esclarecimentos adicionais.

A intenção da AstraZeneca é que a vacinação seja homóloga, ou seja, pessoas que tenham recebido duas doses do imunizante, há pelo menos seis meses, receberão o reforço da mesma fabricante. Segundo a Anvisa, a proposta envolve todas as pessoas com 18 anos ou mais.

A agência brasileira explicou, também, que o estudo clínico que acompanha o pedido da AstraZeneca teve o protocolo aprovado em 19 de julho deste ano. Os testes contaram com a participação de voluntários brasileiros.

No Brasil, até o momento, a preferência é pela aplicação da Pfizer como dose de reforço. Isso porque o Ministério da Saúde prevê o esquema heterólogo, ou seja: quem completou o esquema vacinal com uma marca preferencialmente receberá a dose adicional de outro fabricante.

Na terça-feira (16), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que todos os adultos poderão ser vacinados com a dose de reforço contra a Covid-19. Além disso, o Ministério decidiu pela redução de seis para cinco meses para a aplicação da terceira dose.

Antes, a dose adicional estava liberada apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. A continuidade do esquema vacinal, porém, fica a cargo de cada estado e município.

Outra alteração prevista é que as pessoas que iniciaram a vacinação com o imunizante da Janssen precisarão completar o ciclo vacinal com uma segunda dose do mesmo fabricante dois meses após a primeira.

A princípio, a vacina foi aplicada no Brasil como sendo dose única, mas houve uma mudança no entendimento da comunidade científica após novos testes divulgados pela fabricante. O reforço para esse público também será oferecido cinco meses depois da segunda dose.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais