Cidade do Sul do ES terá novo sistema de alerta para desastres
-
Link copiado
A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, vai fazer parte de uma rede de alertas emitidos pelo governo federal diante de desastres naturais. Segundo o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o “Defesa Civil Alerta” foi criado em parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as quatro grandes operadoras de telefonia do Brasil.
A expectativa é que o sistema funcione através da rede celular para emitir alertas sonoros e vibratórios, tendo prioridade nas telas do usuário, funcionando até mesmo quando o dispositivo estiver no modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local de perigo vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.
O teste do novo sistema de alertas ocorrerá sábado (10), de acordo com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Além de Cachoeiro, outras dez cidades brasileiras foram escolhidas para a fase de testes: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).