> >
Entre pães e cafés, 'padarias a céu aberto' tomam as ruas em Vitória

Entre pães e cafés, 'padarias a céu aberto' tomam as ruas em Vitória

Enquanto muitos ainda dormem, vendedores se espalham pelos cantos da capital capixaba para garantir a refeição matinal de quem não tem tempo de fazê-la em casa

Danilo Muniz

Estagiário / [email protected]

Cauã Christian

Estagiário / [email protected]

Ricardo Medeiros

Repórter-fotográfico / [email protected]

Publicado em 20 de julho de 2025 às 08:17

Antes do dia clarear, o cheirinho de café toma conta das esquinas de Vitória. Enquanto a cidade dorme, vendedores ambulantes se espalham pelos cantos da capital capixaba para garantir a refeição matinal de muitos trabalhadores. Na agitação do cotidiano, as "padarias a céu aberto" são a opção ideal para o momento sagrado do dia — com pãezinhos, bolos, leite, achocolatado e, claro, o bom e estimulante cafezinho.

Além da fonte de renda, a convivência com os clientes possibilita que Flávio, Josevalda e Pedronira conheçam novas histórias a cada manhã. E a freguesia fiel garante a qualidade dos alimentos vendidos. Na visão dos ambulantes, o trabalho é uma forma de propagar o afeto, que vai como brinde no café da manhã. Veja vídeo:

Enquanto todo mundo estava dentro de casa  durante a pandemia, Flávio Martins viu uma oportunidade de negócio na esquina da Rua Aleixo Neto com a Avenida Nossa Senhora da Penha. O local é estratégico, visto o fluxo de pessoas que passam por ali. Flávio diz que também alimenta a clientela com versículos bíblicos.

A pessoa passa aqui e pega o alimento do dia, uma palavra de conforto, uma palavra do dia

Flávio Martins

Vendedor

O sustento do lar motivou Josevalda Ferreira a montar a barraca de café. Conhecida por Val, ela é mãe solo de quatro filhos. Antes das quatro da manhã ela já está de pé, pronta para trabalhar. Para ter tempo de estar presente na vida dos filhos, Val, que era costureira profissional, montou a barraca. 

Outra vendedora das "padarias a céu aberto" em Vitória é Pedronira Gomes. Ela era doméstica, mas há 22 anos começou a vender os quitutes na frente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Ana produz pães, bolos e biscoitos caseiros, que são os preferidos da freguesia.

Pedronira Gomes vende café da manhã em Vtória por Ricardo Medeiros

Tem uma história interessante para contar?

Se você tem uma experiência de vida que gostaria de compartilhar ou conhece alguém com uma história inspiradora, queremos ouvi-la! Para participar basta preencher o formulário no link abaixo. Sua jornada pode ser a próxima a ser publicada em A Gazeta.

█ Acesse

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Fotojornalismo Agfinde

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais