Descontos do INSS: saiba como baixar aplicativo e como será notificação
Na próxima terça-feira (13), o órgão vai notificar aposentados e pensionistas que podem ter sido prejudicados; será preciso reconhecer se desconto foi autorizado ou não
Aposentados e pensionistas vão receber a notificação exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS Crédito: INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que os aposentados e pensionistas que podem ter sido prejudicados pelos descontos irregulares nos benefícios serão notificados a partir da próxima terça-feira (13). >
Os aposentados e pensionistas vão receber a notificação exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. Os beneficiários serão informados sobre qual associação realizou o desconto, o valor cobrado e o período. Com esses dados em mãos, o segurado vai poder indicar se foram ou não autorizados.>
Caso o cidadão não reconheça o desconto, o sistema automaticamente vai gerar uma cobrança para a entidade mencionada. A empresa terá 15 dias úteis para a comprovação da regularidade ou providências para o ressarcimento ao INSS, que, por sua vez, repassará o valor ao beneficiário diretamente na conta bancária de recebimento. >
Segundo o órgão, não haverá contato por telefone ou mensagem SMS. Em caso de dúvidas, é possível ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.>
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No próprio aplicativo Meu INSS, a partir de quarta-feira (14), o beneficiário poderá solicitar o ressarcimento dos descontos indevidos. O órgão federal orienta acessar o app assim que possível para facilitar que as notificações apareçam automaticamente em seu celular.>
Os 27 milhões de segurados que nunca sofreram desconto associativo em seus benefícios foram notificados na quinta-feira (8). Ou seja, não correm o risco de terem sido vítimas de cobranças indevidas.>
Como baixar o app Meu INSS
O aplicativo Meu INSS está disponível para Android e iOS. Além do telefone 135 e do site, o app é um meio para os cidadãos consultarem seus benefícios do INSS sem a necessidade de deslocamento para uma das agências.>
Ao baixar o aplicativo no celular, o beneficiário precisa aceitar os termos de uso;
Em seguida, deve "entrar com gov.br", preenchendo com CPF e senha cadastrados na conta oficial do governo. Se você não tem conta gov.br, veja aqui como fazer;
Por fim, é só clicar em "autorizar" para deixar que o aplicativo acesse os seus dados pessoais.
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O usuário vai ter acesso a todos os serviços disponíveis e ao histórico das informações do beneficiário. >
Como vai ser a notificação dos descontos irregulares
A partir da próxima terça-feira (13), o INSS vai divulgar as informações para os beneficiários que tiveram descontos associativos exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Na quarta-feira (14), os segurados que foram notificados vão poder verificar qual associação realizou o desconto, o valor descontado e o período. Isso poderá ser feito por dois canais: o app Meu INSS e a central de atendimento 135.
Depois de conferir as informações, o aposentado ou pensionista vai precisar reconhecer se, de fato, autorizou a cobrança ou se o desconto é caso de fraude.
Segundo o INSS, não será preciso incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança. Também não há prazo para reclamar.
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Como será o ressarcimento
No caso de o aposentado identificar que não autorizou o desconto, o próprio aplicativo vai enviar a informação à associação/sindicato, anunciando que a cobrança é contestada.
A associação vai ser, então, obrigada a provar, em até 15 dias úteis, que o aposentado autorizou a cobrança.
Se não conseguir reunir os documentos que provam que a cobrança foi autorizada, terá outros 15 dias para devolver o dinheiro.
O dinheiro não será devolvido na conta dos aposentados e pensionistas, para preservar dados bancários e evitar novas fraudes. Os valores serão devolvidos ao INSS, que vai então depositar na conta das pessoas lesadas.
Se a associação não fizer o pagamento, o caso será encaminhado para a Advocacia-Geral da União (AGU) para medidas de ressarcimento.
Para saber se houve algum débito irregular, o segurado precisa ter uma conta no portal Gov.br e acessar o extrato de benefício no aplicativo ou site Meu INSS.>
No documento, constam todos os descontos feitos na aposentadoria, caso sejam de mensalidade associativa ou de crédito consignado.>
Acesse o aplicativo ou site Meu INSS
Faça login com CPF e senha do Gov.br
Na página inicial, clique em "Extrato de benefício"
Depois, clique sobre o número do seu benefício
Será aberto o extrato, onde constará o valor do benefício e os descontos, se ocorreram
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Como excluir os descontos pelo Meu INSS?
Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS com login e senha
O aplicativo deve ser baixado nas lojas oficiais do App Store (para iPhone com iOS) e Play Store (para celular com Android). O desenvolvedor é Serviços e Informações do Brasil
Na página inicial selecione "Novo pedido"
Em seguida, clique em "Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício"
Clique em "Atualizar" para conferir e atualizar seus dados, se necessário
Após atualizar os dados, selecione "Avançar"
Leia as instruções e escolha "Avançar" novamente
Informe os dados solicitados
Anexe os documentos (se for necessário) e vá em "Avançar" mais uma vez
Selecione a agência de relacionamento com o INSS
Confira os dados informados no requerimento
Clique em "Declaro que li e concordo com as informações acima" e selecione "Avançar"
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É possível ainda registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, também na Central 135 ou pelo Meu INSS
É importante registrar o ocorrido também no Portal do Consumidor; dependendo da quantidade de sanções da associação, a empresa pode ser suspensa e até ter o contrato rescindido com o INSS
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Como bloquear os descontos?
É possível ainda bloquear o benefício para desconto de mensalidade associativa. Esse serviço também está disponível no Meu INSS. Siga os passos abaixo:>
Faça o login pelo CPF e a senha da sua conta Gov.br
No campo de pesquisa da página inicial, digite "solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade"
Na lista, clique no nome do serviço/benefício
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções
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Outra alternativa é entrar em contato com a entidade para registro de reclamação e solicitação de estorno das contribuições realizadas de forma indevida.