> >
Relacionamento entre vizinhos: qual é o seu perfil no dia a dia?

Relacionamento entre vizinhos: qual é o seu perfil no dia a dia?

Segundo a psicóloga e comentarista da CBN Vitória, Adriana Müller, a relação com os vizinhos deve ser baseada no respeito

Publicado em 18 de dezembro de 2020 às 19:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vizinhos conversando pelas janelas de casa: novos costumes impostos pela pandemia do coronavírus
População fica mais tempo dentro de casa: como fica o relacionamento entre vizinhos?. (Shutterstock)

Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil em meados de março, uma parcela da população passou a ficar mais tempo dentro de casa. O trabalho, o lazer e até a rotina de exercícios físicos precisaram ser realizados no conforto do lar para garantir as medidas de isolamento, na tentativa de evitar o contágio e proliferação do vírus. Assim, a residência ganhou um novo significado para muita gente. Mas como lidar com essa nova realidade considerando a presença mais constante dos vizinhos? 

Segundo a psicóloga e comentarista da Rádio CBN Vitória, Adriana Müller, a relação com os vizinhos deve ser baseada no respeito. O período de fim de ano que estamos vivendo é naturalmente um "momento de reflexão" sobre nosso comportamento de forma geral e em grupo - principalmente se você mora em um prédio ou conjunto residencial.

Este ano, em especial, as festas de fim de ano em meio a pandemia e sem a vacina, serão novos desafios desse restinho de 2020. Além da preocupação em conter a transmissão da Covid-19, será preciso conciliar as comemorações com quem mora ao lado.

Aspas de citação

A forma como nos comportamos como vizinho reflete a nossa maneira de ser. Uma relação respeitosa precisa acontecer. Estabelecemos como limite de nossa alergia e comemoração as paredes da nossa casa. O que acontece dentro de casa não pode invadir o lado do vizinho

Adriana Müller
Psicóloga e comentarista da Rádio CBN Vitória
Aspas de citação

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin durante o CBN e a Família, Adriana Müller acrescentou que o diálogo e evitar ser explosivo são as duas melhores estratégias para manter boas relações.

"Ficar dentro de casa não é algo exclusivo para uma pessoa. Não temos a possibilidade de sair de casa, funciona para todos nós. A melhor ideia é entender que isso vai passar. A gente não precisa fazer tudo hoje, agora, para já. Teremos momentos para festejar", explica.

De acordo com a psicóloga, no caso das crianças, os pais devem assumir a responsabilidade e orientar os pequenos.

"A criança não tem a maturidade de entender que minha liberdade termina onde começa a do outro. São conceitos muito abstratos", completa.

À CBN Vitória, Adriana Müller ainda detalhou alguns perfis de vizinhos. Confira:

QUAL É O SEU PERFIL?

  • 01

    RESERVADO

    "Algumas pessoas são mais reservadas, interagem menos, falam menos, não fazem tantos comentários. Esses vizinhos são mais contidos e não participam tanto. Normalmente  ficam mais sozinhos", detalha.

  • 02

    AGITADO

    Adriana lembra também dos mais agitados: "Aparecem mais na vizinhança, são pessoas que se mobilizam quando surge algum convite. São dispostas."

  • 03

    QUESTIONADOR

    "Algumas pessoas preferem reclamar, têm esse perfil. Questionam, cobram, criticam, buscam sempre apontar onde estão os erros. O motivo é bom, procuram ajudar, mas o jeito de se relacionar é assim", diz a psicóloga.

  • 04

    SOLÍCITO

    São aqueles que se colocam à disposição dos vizinhos. A comentarista lembrou de alguns episódios ainda do início da pandemia, quando algumas pessoas deixavam bilhetes e recados nas portas dos vizinhos como forma de disponibilizar alguma ajuda. "Davam telefone e procuravam cuidar".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais