> >
6 dicas valiosas para quem quer começar a meditar

6 dicas valiosas para quem quer começar a meditar

Meditar traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. Quer começar a praticar? Confira a lista de instruções

Publicado em 7 de novembro de 2020 às 06:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A equipe também disponibiliza dicas para pais e educadores.
Escolher um lugar adequado e um bom horário estão entre as dicas do professor de yoga. (Freepik)

A pandemia e todo o contexto ocasionado por ela acarretou ainda mais estresse e ansiedade na rotina de muitos brasileiros. Com isso, muita gente recorreu à Internet para encontrar soluções. As buscas por meditações e dicas de como começar a meditar aumentaram consideravelmente e quem pesquisou tomou uma ótima decisão. Isso porque a técnica desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade, foco e inteligência emocional, além de diminuir a ansiedade.

Dante Negreiros é professor de Ioga e explica que a meditação é uma prática milenar que vem alcançando comprovação científica de seus benefícios nos últimos anos. “Uma vez escutei de um professor que se algo perdura por muito tempo, é porque realmente traz efeitos positivos. Esse é o caso da meditação, que melhora a vida do indivíduo tanto fisicamente, como mental, emocional e espiritualmente”, afirma.

BENEFÍCIOS

Aspas de citação

Ao meditar levamos a consciência à diferentes partes da mente

Dante Negreiros
Professor de yoga
Aspas de citação

Em relação aos benefícios físicos, Dante salienta que há uma desaceleração do metabolismo, isso ocorre devido à redução do fluxo da respiração, que se torna mais calma e tranquila, diminuindo os batimentos cardíacos e a pressão arterial. “Os níveis de adrenalina caem, dissolvendo tensões, medos e a sensação de estarmos sempre lutando ou fugindo”, destaca.

Já mentalmente, segundo Dante, há uma melhora expressiva na concentração e na qualidade da presença.

“Ao meditar levamos a consciência à diferentes partes da mente. Normalmente operamos na parte superficial e racional da mente, com a prática somos capazes de nos afastar da intelectualização. Nos conscientizamos de medos que nem sabíamos que existiam, que se expressam na forma de raiva, depressão, ansiedade, ódio, insegurança. Uma vez que observamos de perto e sem julgamentos nossos complexos, podemos removê-los e a felicidade genuína é alcançada”, acrescenta o professor.

Emocionalmente, a meditação colabora para que o indivíduo se torne menos reativo ao mundo externo. “Uma vez que aprendemos a observar sem reagir, lidamos melhor com as adversidades externas, somos capazes que sentir a emoção sem nos identificarmos com ela, com a certeza da sua transitoriedade e impermanência”, pontua.

Os benefícios não param por aí. Dante explica que eles também estão presentes no âmbito espiritual. “Ao nos afastarmos da mente racional e intelectual, das comparações e julgamentos, nos conectamos com a fonte de toda criação”.

DICAS PARA INICIANTES

O profissional listou seis dicas essenciais para quem quer incluir a prática na rotina. Confira:

  • 01

    Atente-se ao local

    Encontre um local ideal para a prática, que seja limpo e tenha uma atmosfera tranquila, que te induza à introspecção, reduza os estímulos externos, busque praticar sempre no mesmo lugar, criando um hábito.

  • 02

    Escolha um bom horário

    O horário mais auspicioso para meditar é logo pela manhã ou no fim da tarde. Mas se esses horários não forem possíveis, pratique quando der, o feito é melhor que o perfeito.

  • 03

    A alimentação também é importante

    Busque praticar em jejum ou alimente-se uma hora antes da prática, faça refeições leves. Quando comemos, nossa atenção vai para a digestão, mas queremos estar completamente presentes na meditação. Atente-se a isso.

  • 04

    Postura é essencial

    Existem inúmeras posturas que podemos adotar, a mais comum é com as pernas cruzadas. Podemos sentar no chão, em uma almofada ou até mesmo em uma cadeira, aqui o que vale é o conforto. Não sinta dores e incômodos desnecessários, busque uma posição que você esteja confortável, sempre com a coluna ereta e firme.

  • 05

    Conte com ajuda profissional

    Procure um professor capacitado ao iniciar essa jornada, há uma infinidade de aplicativos, canais no Youtube e professores que ensinam a prática, após absorver a técnica, desenvolva sua prática pessoal.

  • 06

    Sem muitas cobranças

    Não se cobre muito, quantidade não significa qualidade, pratique 1 minuto, 2, 5 e comece a aumentar o tempo enquanto progride. Respeite seu tempo, veja a meditação como seu momento de autocuidado, autoestudo e conexão com a sua essência. Lembre-se: o feito é melhor que o perfeito. Experimente!

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais