> >
Máscaras de tricô podem até ser estilosas, mas não são recomendadas

Máscaras de tricô podem até ser estilosas, mas não são recomendadas

Sucesso entre influencers, o acessório não se mostra eficiente por conta das aberturas contidas no tecido

Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 06:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
As influencers fabiana Scaranzi e Nicole Bahls com máscaras de tricô.
As influencers Fabiana Scaranzi e Nicole Bahls com máscaras de tricô. (Reprodução Instagram)

O uso da máscara já faz parte da vida de todo mundo desde o início da pandemia. Por conta disso, novas cores e modelos surgiram de acordo com os mais variados estilos. A máscara passou a compor o look do dia e uma das tendências entre as influencers é a versão em tricô do acessório de proteção. Mas será que ela protege mesmo?

Em tecido elástico, que se adapta melhor ao rosto, e mais “respirável”, a peça  é escolhida por muita gente por ser mais bonita, mas deixa dúvidas relacionadas à sua eficiência. O biólogo e youtuber Átila Iamarino, que está em evidência por estudar e trazer os dados descomplicados desde o começo da pandemia, comentou na internet sobre o risco que a máscara apresenta. "É a mesma coisa que usar faixa de Miss como cinto de segurança”, ele escreveu no Twitter.

A médica infectologista Marina da Rós Malacarme explica que as máscaras de tricô não são recomendadas, porque elas possuem aberturas grandes na malha em que são produzidas. “A gramatura delas possui aberturas por onde o vírus pode passar e ser inalado por quem utiliza. Além disso, a maioria delas não é lisa, elas possuem uma ligeira ondulação que pode acumular sujidades”, afirma.

Como deve ser a máscara ideal?

Aspas de citação

Precisa ser bem vedada, com tecido liso. O mais importante, que muita gente não está fazendo, é lembrar que as máscaras de tecido devem ser trocadas a cada duas horas

Marina da Rós Malacarme
Médica Infectologista
Aspas de citação

Segundo a infecto, o tecido da máscara precisa ser liso, com a gramatura mais grossa e, de preferência, sem nenhum tipo de bordado ou adorno. “Pode ter estampa, mas é importante que essas estampas não tenham nenhum tipo de relevo. A máscara também deve contar com, no mínimo, duas camadas ou, preferencialmente, três”, pontua Marina.

E ressalta: “A máscara ideal precisa ser bem vedada, cobrindo a região do nariz e da boca, com tecido liso. O mais importante, que muita gente não está fazendo, é lembrar que as máscaras de tecido devem ser trocadas a cada duas horas. Por conta disso, é essencial ter um pequeno estoque”, acrescenta.

As máscaras de tecido usadas devem ser guardadas em um saco plástico e podem ser lavadas normalmente, com água e sabão.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais