> >
Maioria dos transtornos mentais começa na infância, diz psiquiatra

Maioria dos transtornos mentais começa na infância, diz psiquiatra

Entre os principais transtornos estão as psicoses, a esquizofrenia, a depressão, os transtornos de desenvolvimento e a deficiência intelectual.

Publicado em 4 de dezembro de 2019 às 13:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Menina sozinha, abraçando um urso de pelúcia: a maioria dos transtornos mentais começam na infância. (Arquivo/Ag)

Os transtornos mentais diagnosticados em adultos surgiram ainda na infância em mais de 70% dos casos. Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatra da USP e revelam que grande parte desses pacientes não contou com nenhum tipo de tratamento ao longo dos anos. Em entrevista, a psiquiatra Monique Ribeiro explica melhor o assunto.

  • Aspas de citação

    É um conjunto de percepções, pensamentos, emoções e comportamentos anormais. São várias condições que afetam a mente, provocando desconforto emocional e distúrbios de conduta, entre outros. Entre os principais estão as psicoses, a esquizofrenia, a depressão, os transtornos de desenvolvimento e a deficiência intelectual.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Os primeiros sintomas surgem na primeira infância, que vai de zero a seis anos. Muitas vezes são crianças que foram expostas a situações e traumas que prejudicaram sua saúde mental.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Medo, ataques de pânico, ansiedade, fobia, problemas para dormir, agressividade, irritabilidade, apatia, déficit de atenção... É muito importante verificar como essa criança age em situações de estresse ou quando ela é contrariada, por exemplo.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Existem vários fatores, mas os principais são hereditários, biológicos, psicológicos e ambientais, incluindo aspectos sociais e culturais.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Sim. Várias situações podem desencadear ou piorar o quadro. Entre as principais estão os eventos traumáticos, a vulnerabilidade social, os maus tratos na infância, as doenças crônicas o baixo nível de escolaridade.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Nem sempre é fácil fazer esse diagnóstico em crianças. Se os pais perceberem algum dos sintomas de forma persistente, o mais indicado é procurar ajuda especializada, de um psiquiatra ou psicólogo. Esse profissional vai avaliar a situação e o desenvolvimento da criança dentro desse cenário.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    O mais comum é indicar a psicoterapia com abordagem infantil, que pode ser combinada com um tratamento medicamentoso, com estimulantes, antidepressivos ou antipsicóticos, dependendo do caso.

    Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais