> >
Frases que não devemos dizer a uma pessoa com depressão

Frases que não devemos dizer a uma pessoa com depressão

Setembro é o mês da campanha de prevenção ao suicídio; entenda o que é depressão e como auxiliar pessoas que passam por tanta dor

Publicado em 7 de setembro de 2019 às 06:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Pixabay)

Tristeza profunda, falta de interesse, sensação de que nada faz sentido. A depressão, doença que causa distúrbios de humor e de vontade, muitas vezes surge de forma silenciosa e quase imperceptível.

Apesar de multifatorial, envolvendo questões genéticas e ambientais, é possível ajudar tendo empatia e diálogo. Mas é preciso ter cuidado, pois o que parece uma simples frase pode influenciar o destino de uma vida.

Para iniciar o "Setembro Amarelo", campanha brasileira de prevenção ao suicídio criada em 2015, a reportagem do Gazeta Online selecionou 10 frases que devemos evitar dizer para pessoas com depressão (veja ao final do texto)

O QUE É DEPRESSÃO?

Antes de conhecer as frases que devem ser evitadas, o psiquiatra Valber Dias Pinto explica o que é depressão. Segundo ele, a doença é um problema biológico, tendo múltiplos fatores genéticos e ambientais.

"Trata-se de uma deficiência de alguns neurotransmissores do sistema nervoso central, além de fatores sociais e ambientais que fazem com que a pessoa perca amparo social, os motivos para viver e a certeza que os problemas serão resolvidos...", conta.

 

Orientações da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo. (Divulgação)

BOM SENSO E EMPATIA    

O médico afirma que não existe frase proibida, mas que é preciso bom senso e empatia na hora de falar algo. Segundo Valber, as pessoas costumam reconhecer o distúrbio do humor no depressivo, mas há ainda o distúrbio da vontade, que faz com que a pessoa não tenha motivação para fazer qualquer coisa. 

Aspas de citação

que deve ser entendido é que uma pessoa que está deprimida não deixa de fazer as coisas porque ela quer. Na verdade, ela está com um distúrbio da vontade, que é exatamente a depressã

Valber Dias Pinto, psiquiatra
Cargo do Autor
Aspas de citação

"Além da tristeza, ela tem uma dificuldade de sentir prazer nas coisas. E é esse prazer que nos faz ter motivação. Ou seja, o deprimido não faz por mal", completa o psiquiatra. 

Por esse motivo, ele afirma que não adianta forçar a barra com frases, como: "Para de drama". Esse tipo de afirmação tem poder destrutivo, colocando ainda mais culpa em quem sofre com depressão.

"Esse tipo de frase não agrega e não traz nenhum tipo de benefício ao tratamento. Na verdade, o paciente precisa ser ouvido e acolhido pela família, amigos e profissionais", explica.

Este vídeo pode te interessar

Frases que não devemos dizer a uma pessoa com depressão

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais