> >
Rasteirinha ou flat? Os novos termos do vocabulário fashion

Rasteirinha ou flat? Os novos termos do vocabulário fashion

Os termos utilizados no universo da moda estão em constante atualização, mesmo tratando-se das mesmas peças, sempre surgem novos nomes, como o mom jeans. Especialista explica porque isso acontece

Publicado em 22 de setembro de 2020 às 17:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Além da tradicional
Além da tradicional "boca de sino", as rasteirinhas e até os tops foram renomeados. (Reprodução Pinterest)

Quem nunca leu “calça flare” em um anúncio, revista ou nas redes sociais e se indagou “mas essa calça não se chamava boca de sino até outro dia?". O mesmo acontece com várias outras peças e estilos, como o "top",  que virou cropped e as tradicionais “rasteirinhas”, agora chamadas de flats.

Principalmente neste momento em que as compras online estão em alta, alguns nomes novos são dados aos produtos, mas a impressão é que já vimos aquela peça antes, só com outro nome.

A atualização influencia na adesão das trends

Segundo a Consultora de Imagem e Estilo, Marcela Altoé, o que ocorre é uma adoção de termos internacionais da moda. Isso acontece porque as tendências da moda são identificadas por empresas especializadas em pesquisa de comportamento do consumidor. Elas analisam percepções, desejos e sentimentos que estão movendo as pessoas em todas as sociedades e traduz esses elementos em cores, formas e palavras. “Essas informações são repassadas para os principais criadores de moda, decoração e design em geral, que lançam essas tendências e são seguidos pelas demais marcas, até chegar no chamado fast fashion”, conta ela.

A partir do resultado dessas pesquisas, são feitas adaptações de alguns detalhes, no caso, dos nomes das trends são feitas para trazer uma ideia de modernidade para a peça ou estilo que já fez sucesso em outra época. “Em alguns casos, é percebida a necessidade de resgatar alguma tendência do passado que atende a esses anseios, mas como as sociedades são transformadas ao longo do tempo, algumas atualizações acabam sendo feitas, o que resulta em uma releitura daquela peça”, explica a profissional.

Outra justificativa para as mudanças de nome está no mundo mais globalizado, na internet e nas redes sociais. No Brasil, a palavra top era usada para blusas e camisetas que deixavam a barriga de fora, mas nos países de língua inglesa ela significa qualquer peça usada na parte de cima, enquanto as partes de baixo são chamadas bottom.“Dentro da categoria ‘top’, entram as descrições específicas, como blusa, regata ou camiseta e o ‘cropped’. Essa palavra, em português, significa “cortado”, logo, todas as partes de cima que são “cortadas” deixando a barriga de fora passaram a ser chamadas assim”, salienta Marcela.

“Quando esse item voltou à moda, vimos em tempo real as blogueiras e marcas postando em suas redes sociais e o nome entrou, imediatamente, no vocabulário brasileiro, que parou de usar a palavra ‘top’”, complementa.

Por que essas mudanças ocorrem?

As calças, antes chamadas de
As calças, antes chamadas de "baggy" e "boyfriend" estão na lista de peças que ganharam um novo nome. (Reprodução Pinterest)

Alguns nomes também são atualizados por causa de pequenas alterações nos formatos e modelagens das peças. Marcela pontua que algumas delas podem ser percebidas, por exemplo, na tradicional calça boca-de-sino. “Inicialmente ela era de cintura bem alta e a abertura da boca muito maior que nos modelos que vemos hoje. Há algum tempo, ela era também chamada de pata de elefante. Hoje o termo “flare”- que significa alargamento ou dilatação - é usado para indicar a peça que foi atualizada para uma abertura mais leve, menos caricata”, afirma.

Outro modelo que teve seu nome atualizado foram as calças baggy - que pode ser traduzido como “folgado” - da década de 80 e também foi revisitada. A modelagem, que antes ocultava as formas do corpo, ficou mais acinturada e feminina, com alguns recortes diferentes e não tão larga e disforme quanto antes. O novo nome adotado foi slouchy, que significa relaxado.

O estilo que hoje é chamado de “mom jeans” é a semi-baggy, muito usada nos anos 80, e tem esse nome agora porque, na época, fez sucesso entre as mamães que ainda não tinha voltado ao corpo de antes da gravidez e precisavam de conforto para cuidar dos filhos.

“Uma grande confusão acontece com a chamada “boyfriend”: ela foi lançada há alguns anos como uma opção de conforto por ter uma certa folga de tecido na região da cintura e do quadril, mas sem ter as pernas tão amplas, assim como são as calças masculinas. O nome veio de uma insinuação de que a mulher estaria vestindo a calça do namorado. Em seguida, a "mom" veio como tendência e os modelos foram confundidos por serem bem próximos”, ressalta a especialista.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais