> >
Aprenda a técnica da enxertia e deixe suas plantas mais saudáveis

Aprenda a técnica da enxertia e deixe suas plantas mais saudáveis

Essa técnica é milenar e um dos maiores benefícios do enxerto é ser capaz de deixar as plantas mais resistentes e bonitas

Publicado em 4 de setembro de 2020 às 10:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
enxertia de  plantas
O cavaleiro é a planta de cima, que vai produzir os frutos, folhas ou flores. Já o cavalo é a verdinha responsável pelo suporte, a que fornece água e os nutrientes necessários, além de trazer a resistência ao enxerto. (Pinterest)

A jardinagem virou um hobby muito requisitado durante a quarentena. Pensando nisso, o desejo de todo “pai ou mãe de planta” é vê-las saudáveis e resistentes às pragas. Há muitas técnicas que podem ajudar as verdinhas a ter uma desenvoltura melhor, como a da enxertia,  por exemplo.

Essa técnica milenar é utilizada desde a Idade Média para garantir plantas com alta qualidade. Ramon Cossuol, que é jardinista e consultor paisagístico, explica que a enxertia é uma prática utilizada para unir duas plantas. “A raiz de uma é copa da outra, de forma que passarão a ser uma só. A técnica tem o intuito de deixar a planta mais forte e resistente a pragas e doenças”

De acordo com Ramon, na enxertia há dois elementos fundamentais, a planta que será enxertada e a outra espécie que vai receber o enxerto. Eles são conhecidos, respectivamente, como cavaleiro e cavalo. O cavaleiro é a planta de cima, que vai produzir os frutos, folhas ou flores. Já o cavalo é a verdinha responsável pelo suporte, a que fornece água e os nutrientes necessários, além de trazer a resistência ao enxerto.

O jardinista afirma que não há restrições de plantas na hora desempenhar a técnica. “Existem espécies que são mais fáceis de se ter sucesso na enxertia e outras menos, é uma técnica muito utilizada para frutíferas e tem ótimos resultados”, esclarece. Outro fator determinante é a época do ano em que o enxerto será feito, o qual deverá respeitar o período de safra do que será enxertado.

Aspas de citação

Vale ressaltar que, para fazer enxertia, as duas plantas têm que ser de espécies semelhantes, ter um DNA parecido por exemplo: como enxertar uma mexerica em uma base de limão

Ramon Cossuol
Jardinista e consultor paisagístico
Aspas de citação

Aprenda a fazer

Fazer enxertos não é tão fácil como parece, é o que diz Ramon Cossuol. “Para o leigos em jardinagem não é uma técnica muito simples, mas nada é impossível”, brinca. O primeiro passo, segundo o jardinista, é esterilizar com álcool os materiais, facas ou tesouras que serão utilizados para fazer os cortes nas plantas.

O segundo passo, de acordo com o especialista, é a técnica mais comum na enxertia. Basta cortar e fazer uma fenda de cima na planta de baixo (cavalo). No cavaleiro (planta de cima), o aconselhável é realizar um corte em V no galho para encaixar na fenda do cavalo, a fim de unir as duas espécies. “Depois deve se amarrar bem firme unindo bem as duas plantas, para que cicatrizem juntas e virem uma só”, finaliza.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais