> >
Turistas e habitantes do Marrocos doam sangue a vítimas de terremoto

Turistas e habitantes do Marrocos doam sangue a vítimas de terremoto

Centro de transfusão em Marrakech tinha fila com cerca de 200 pessoas; número de feridos no tremor é de 1.200

Publicado em 9 de setembro de 2023 às 11:37

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Estragos causados após um terremoto na aldeia de Moulay Brahim, perto do epicentro dos tremores, nos arredores da cidade de Marrakech, no Marrocos, neste sábado, 9 de setembro de 2023
Destruição após terremoto na aldeia de Moulay Brahim, no Marrocos. (Mosaab Elshamy/AP/Estadão Conteúdo)

SÃO PAULO – Cerca de 200 pessoas aguardavam em uma fila para doar sangue num centro de transfusão em Marrakech neste sábado (9), depois que o pior terremoto desde a década de 1960 atingiu o Marrocos na noite desta sexta-feira (8),  deixando ao menos 1.037 mortos e 1.200 feridos.

Embora a alta temporada turística tenha terminado, muitos estrangeiros ainda estão na cidade, atraídos pelas suas joias arquitetônicas, e se juntaram à fila de doação. "Precisamos de cada gota de sangue", disse Mahmoud Abghach, coordenador do centro. "Estamos felizes em ver turistas estrangeiros se unindo para doar sangue após este doloroso acontecimento."

O terremoto ocorreu em Ighil, nas montanhas do Alto Atlas, cerca de 70 quilômetros a sudoeste de Marrakech, a uma profundidade de 18,5 quilômetros, às 23h11 no horário local (19h11 do horário de Brasília). O número de vítimas pode subir à medida em que socorristas buscam por desaparecidos.

De acordo com as autoridades, as mortes se concentram nas províncias e municípios de Al Hauz, Marrakech, Uarzazat, Azilal, Chichaoua e Tarudant. Na cidade antiga de Marrakech, um Patrimônio Mundial da Unesco densamente povoado, casas desabaram e muros apresentavam rachaduras e trechos destruídos.

Lahsen Mhanni, chefe do serviço de monitoração sísmica no Marrocos, disse que o terremoto resultou em dezenas de tremores secundários e que não há perigo de tsunami.

O Marrocos foi um protetorado francês e espanhol desde 1912 até à sua independência em 1956 e os líderes de ambos os países prestaram solidariedade. O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a França está pronta para oferecer ajuda. "Estamos todos devastados após o terrível terremoto em Marrocos", escreveu Macron no X, antigo Twitter.

O líder da Espanha, Pedro Sanchez, ofereceu a sua "solidariedade e apoio ao povo de Marrocos", numa publicação no X. "A Espanha está ao lado das vítimas desta tragédia e das suas famílias."

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou simpatia com as vítimas e afirmou que os EUA estão prontos para fornecer qualquer assistência necessária. "Estou profundamente entristecido pela perda de vidas e pela devastação causada pelo terremoto em Marrocos", disse ele num comunicado. "Nossos pensamentos e orações estão com todos aqueles afetados por esta terrível dificuldade."

Presidente da Rússia, Vladimir Putin também expressou solidariedade. "Por favor, transmita palavras de simpatia e apoio às famílias e amigos das vítimas, bem como votos de uma rápida recuperação a todos aqueles que sofreram como resultado deste desastre natural", disse ele, em mensagem endereçada ao rei Mohammed 6°.

O líder ucraniano, Volodimir Zelenski, enviou condolências ao rei e a todos os marroquinos e desejou uma rápida recuperação a todas as vítimas.

Marrocos frequentemente experimenta terremotos em sua região norte devido à sua localização entre as placas africana e euroasiática. Em 2004, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um terremoto atingiu Alhucemas, no nordeste do país, no que foi um dos tremores mais mortais da história do Marrocos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais