> >
Capixaba em programa da ONU fala sobre conquista do prêmio Nobel da Paz

Capixaba em programa da ONU fala sobre conquista do prêmio Nobel da Paz

Lorena Peterle Modolo Braz mora no país africano do Quênia e participa do Programa Mundial de Alimentos (PMA) há dois anos. Para ela, prêmio consolida o orgulho que sente

Publicado em 9 de outubro de 2020 às 19:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Programa das Nações Unidas leva Prêmio Nobel 2020
Programa das Nações Unidas leva Prêmio Nobel 2020. (Divulgação | Programa Mundial de Alimentos | Damilola Onafuwa)

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2020 foi anunciado nesta sexta-feira (09), em Estocolmo, na Suécia, e na premiação foi contemplado o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU). Participante do programa de jovens profissionais do PMA há cerca de dois anos, a capixaba, natural de Domingos Martins, Lorena Peterle Modolo Braz, de 33 anos, que mora no país africano do Quênia, contou sobre a experiência.

Como declarou o diretor executivo do programa, David Beasley, “cada uma das 690 milhões de pessoas com fome no mundo hoje tem o direito de viver em paz e sem fome. Hoje (09), o Comitê do Nobel da Noruega voltou os holofotes globais para eles e para as consequências devastadoras do conflito. Choques climáticos e pressões econômicas agravaram ainda mais sua situação. E agora, uma pandemia com seu impacto brutal nas economias e comunidades, está levando milhões à beira da fome”.

De acordo com a capixaba, bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB) e mestre na área de segurança alimentar e desenvolvimento, o prêmio conquistado consolida o orgulho que sente pelo programa. 

Aspas de citação

Mais do que nunca, acho que o Nobel ratifica o orgulho que eu tenho de servir a esta organização que me ensina tanto e que me inspira a continuar na jornada de apoio aos objetivos de desenvolvimento sustável por um mundo sem fome e sem pobreza

Lorena Peterle Modolo Braz, 33
Participante do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU)
Aspas de citação
A capixaba Lorena, no Quênia
A capixaba Lorena Braz, no Quênia. (Arquivo Pessoal)

O PMA, segundo Lorena, é uma grande organização das Nações Unidas, que foi estabelecida em 1961 e hoje provê assistência humanitária e busca promover a resiliência de comunidades vulneráveis em todo o mundo. "O legado de combate à fome do PMA, aliado à grande capacidade operacional, de chegar até as populações com mais necessidade, sempre me chamou atenção e despertou meu interesse em trabalhar no programa. Eu acho que o que me move também, todos os dias, enquanto funcionária do PMA, é a missão de contribuir com a melhoria de vida das populações, além de aprender muito, todos os dias, sobre a realidade do Quênia", acrescentou.

"GRATIFICANTE"

Para a bacharel, a experiência na instituição tem sido muito gratificante. "Viajo frequentemente para visitar as comunidades que apoiamos, por meio dos nossos projetos, e esta é a beleza do trabalho. A gente tem oportunidade de conversar com os pequenos agricultores, com as mulheres rurais, que trabalham e carregam a agricultura consigo, entender quais são os problemas, saber o feedback sobre o programa e como melhorar os projetos a cada dia", destacou.

"Também tenho oportunidade de observar e conhecer mais profundamente todos os fatores que influenciam a fome e insegurança alimentar no país, inclusive os fatores ligados às mudanças climáticas, que afetam enormemente a agricultura do Quênia, que depende, em grande parte, do regime de chuvas. E este conhecimento sobre a realidade local é fundamental para ajudar na tarefa de gerenciamento dos projetos", disse.

Assistência prestada pelo PMA na Nigéria
Assistência prestada pelo PMA na Nigéria. (Divulgação | Programa Mundial de Alimentos | Falume Bachir)

A respeito dos projetos que a brasileira desempenha, eles têm o objetivo de promover os sistemas alimentares de formas mais sustentáveis e inclusivas. "Trabalhamos com pequenos agricultores que vivem em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, principalmente nas zonas áridas e semiáridas do Quênia. O foco é na melhoria da capacidade de produção agrícola das famílias, no aumento e diversificação das fontes de renda, e apoio a governos locais, por exemplo, por meio de serviços de extensão rural das secretarias de agricultura e de promoção de dietas saudáveis", explicou.

EQUIPE MULTICULTURAL

Segundo Lorena, um ponto que merece destaque é que a equipe do PMA é multicultural. "Temos uma grande riqueza de experiências. Trabalhamos com quenianos, meu chefe é irlandês, tenho colegas espanhóis, americanos, entre outros. Sou a única brasileira do escritório. Nestes ambientes internacionais, o que é típico das Nações Unidas, tento praticar a sensibilidade cultural e a empatia, e é importante sempre manter o respeito e a colaboração", ressaltou.

REDES SOCIAIS

Nas redes sociais da ONU (@unitednations), a foto publicada diz que "Até o dia que tenhamos uma vacina, comida é a melhor vacina contra o caos - Programa Mundial de Alimentos - vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2020".

Na legenda da foto, a ONU parabenizou o PMA. Confira na íntegra:

Os mais sinceros parabéns aos nossos colegas do @worldfoodprogramme (WFP, em inglês), a maior agência humanitária de combate à fome em todo o mundo, por terem recebido o prémio 2020 #NobeldaPaz!

O Comitê Norueguês do Nobel prestou homenagem aos esforços do WFP para ajudar algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo trabalhando para a #FomeZero, apoiando aqueles em áreas afetadas por conflitos e evitando que a fome seja usada como arma de guerra.

"As mulheres e homens do PMA enfrentam o perigo e a distância para entregar sustento que salva vidas àqueles devastados pelo conflito, às pessoas que estão sofrendo por causa do desastre, às crianças e famílias incertas sobre sua próxima refeição", disse @antonioguterres na sexta-feira.

“Essa solidariedade é precisamente necessária agora para enfrentar não apenas a pandemia, mas outros testes globais de nosso tempo”, acrescentou o Secretário-Geral das #NaçõesUnidas.

No Instagram do Programa Mundial de Alimentos (PMA), ou WFP em inglês, foi feita publicação em agradecimento à conquista. "PMA está profundamente grato por receber o Prêmio Nobel da Paz 2020 - Este é um poderoso lembrete para o mundo de que a paz e a fome zero andam de mãos dadas".

Na legenda da foto, foi acrescentado: "#PrêmioNobeldaPaz ? É um reconhecimento ao trabalho dos funcionários do PMA que colocam suas vidas em risco todos os dias para levar alimentos e assistência a mais de 100 milhões de crianças, mulheres e homens famintos em todo o mundo".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais