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VW exibe em première mundial primeiro SUV produzido na Argentina

VW exibe em première mundial primeiro SUV produzido na Argentina

O Taos é um utilitário esportivo médio da Volkswagen que vem para brigar pela liderança sul-americana do segmento

Publicado em 3 de novembro de 2020 às 17:10

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Disposição do conjunto de painel transmite sensação de espaço (Volkswagen/Divulgação) Para o Brasil, o Taos deverá ser vendido nas duas configurações de acabamentos, Comfortline e Highline
Para o Brasil, o Taos deverá ser vendido nas duas configurações de acabamentos, Comfortline e Highline . (Volkswagen/Divulgação)

Com chegada prevista para o mercado brasileiro no segundo trimestre do próximo ano, o Taos, primeiro utilitário esportivo produzido pela Volkswagen na Argentina, foi apresentado em uma live neste mês. Anunciado como um “atacante vigoroso” para a chamada “Ofensiva SUV” da marca alemã, o Taos é um SUV médio que vem para brigar pela liderança sul-americana do segmento contra o Jeep Compass. Revelado ao mundo diretamente de Buenos Aires, a novidade marca a celebração do quadragésimo aniversário da Volkswagen na Argentina e é resultado de um investimento de mais de R$ 3,5 bilhões, promovido para modernização dos equipamentos e da infraestrutura da fábrica de General Pacheco.

Para o Brasil, o Taos deverá ser vendido nas duas configurações de acabamentos, Comfortline e Highline, ambas equipadas com a motorização 250 TSI, com um 1.4 turbo de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque abastecido com etanol. O motor 1.4 TSI flex é produzido em São Carlos, interior de São Paulo. Para o mercado brasileiro, as duas versões terão transmissão automática de 6 marchas e tração dianteira. A princípio, a versão com tração integral oferecida na Argentina não deve vir ao Brasil.

O design do Taos evoca uma silhueta típica dos SUVs, com uma imagem sólida e robusta. Realçam-se as caixas de roda quadradas com os cantos arredondados, enquanto os para-choques “musculosos” aumentam a sensação de força do conjunto. As dimensões do Taos – 4,47 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de distância de entre-eixos – deixam o veículo sutilmente maior que o concorrente Compass. Na frente, ele mostra uma elevação acentuada, ao lado das linhas angulares no para-choque.

O Taos estreia uma nova assinatura noturna da marca, conectando os faróis com uma linha de luz de leds que percorre a grade de um lado ao outro. A mesma “ponte de leds” se repete na parte de trás do veículo.

Disposição do conjunto de painel transmite sensação de espaço
Disposição do conjunto de painel transmite sensação de espaço. (Volkswagen/divulgação)

Por dentro

No interior do Taos, a disposição horizontal de todo o conjunto de painel transmite a sensação de espaço e coloca à vista do motorista a “ilha digital”, composta pelo Active Info Display e pelo novo sistema de infoentretenimento VW Play, inaugurado pelo Nivus em maio. A central multimídia, com uma tela de 10,1 polegadas e touchscreen, propõe a entrega de um alto nível de informação, entretenimento e conectividade. O VW Play oferece ainda a possibilidade de se baixar aplicativos na VW Play Apps, configurar o perfil, vincular o celular por meio do Wireless App Connect e programar a manutenção do carro. Essa tecnologia do Taos se completa com o Active Info Display, o painel digital de 10,25 polegadas que pode personalizar informações, de acordo com o gosto do motorista, e um carregador de smartphones sem fio.

O Taos é equipado com tecnologias que buscam facilitar a vida do motorista e aumentar a segurança. Uma delas é o Controle Adaptativo de Cruzeiro com Stop&Go, que permite que o SUV mantenha uma velocidade pré-selecionada e conserve a distância do veículo à frente de forma autônoma.

Outro sistema semiautônomo é a Frenagem Autônoma de Emergência com Detector de Pedestres. Um radar frontal fica ativo para identificar o risco de colisão ou atropelamento e alertar o motorista. O novo modelo da Volkswagen traz ainda o Detector de Ponto Cego, que monitora objetos na zona não percebida pelo condutor.

Em relação a valores, a Volkswagen não revelou os preços, mas devem se posicionar acima dos R$ 122.990 do T-Cross Highline e abaixo dos R$ 145.430 do Tiguan Allspace 250 TSI, ambos equipados com o mesmo motor do Taos.

Esse anúncio da chegada do Taos ao mercado brasileiro no segundo trimestre do próximo ano, quando muitos apostavam que desembarcaria ainda em 2020, é mais uma evidência do estilo ponderado com que a Volkswagen se posiciona no segmento de SUVs no mercado da América do Sul.

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