> >
Vendas de carros cresceram 11% no terceiro trimestre do ano

Vendas de carros cresceram 11% no terceiro trimestre do ano

Aumento na venda de veículos e expectativa de redução nas taxas de juros impulsionam projeções otimistas, de acordo com pesquisa sobre o mercado automotivo

Publicado em 23 de outubro de 2023 às 09:00- Atualizado há 7 meses

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
carro, concessionária, loja de carro, venda de carro, comprar carro
Foram comercializados, em agosto, 7.991 veículos de todos os segmentos, contra 6.814 unidades vendidas em julho de 2023. (Shutterstock)
Gabriel Mazim
[email protected]

Segundo análise do Data OLX Autos, o setor automotivo apresentou um crescimento significativo no terceiro trimestre de 2023, atingindo um número de vendas 11% maior em relação ao trimestre anterior. Essa conclusão reforça as projeções para o restante de 2023, feitas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

“Os dados confirmam um cenário verdadeiramente otimista para o mercado automotivo brasileiro. O aumento na produção e nas vendas, bem como a perspectiva de redução nas taxas de juros, apontam para um setor em constante crescimento. Acreditamos que essa tendência positiva continuará a impulsionar o mercado, oferecendo oportunidades para compradores e vendedores”, afirma Flávio Passos, VP Comercial de Autos da OLX.

Juros e financiamento

Recentemente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou a previsão do PIB de 2,3% para 3,3% em 2023. Além de mostrar o bom desempenho da economia brasileira, esse indicador também afeta diretamente a inflação no setor automotivo e as condições de financiamento. Somam-se a isso o incremento na concessão de crédito para pessoas físicas e as reduções na taxa da Selic, que recentemente atingiu 12,75% ao ano.

A pesquisa apontou que uma das causas para a redução da inflação dos automóveis usados e novos no terceiro trimestre foi justamente o programa de descontos para carros populares, que ocorreu entre junho e julho de 2023. Também houve um aumento de 1,9% na concessão de crédito para pessoas físicas, em relação ao segundo trimestre. No entanto, de acordo com o levantamento, um dos principais desafios encontrados pelo setor segue sendo a taxa de inadimplência na aquisição de veículos, que manteve-se em médias de 5,4% para pessoa física e 2% para pessoa jurídica.

Tipos de veículo

A pesquisa apontou que a indústria de veículos leves teve um desempenho positivo no terceiro trimestre deste ano, apresentando um crescimento de 3,5% em relação ao período anterior. Destaca-se também a venda de automóveis novos, que registrou um aumento de 20,5%.

O que dizem os consumidores?

De acordo com o levantamento da Data OLX Autos, 7 em cada 10 entrevistados desistiram de trocar de carro recentemente, com razões financeiras sendo a principal causa da desistência. Essas questões incluem as condições de pagamento, a incerteza financeira e o aumento de preços.

Quanto aos fatores que poderiam motivar os consumidores a comprar um automóvel neste momento, houve um crescimento relativo da justificativa de redução de impostos – 12% de aumento em comparação ao segundo trimestre. A diminuição de preços e as taxas de juros seguem como os fatores mais importantes de motivação.

GABRIEL MAZIM é aluno do 26º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta e foi supervisionado pela editora adjunta do Estúdio Gazeta Karine Nobre.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais