> >
O motor aquece demais? Dano pode ser irreversível

O motor aquece demais? Dano pode ser irreversível

É preciso estar atento, pois carro dá sinais de que problema vai acontecer

Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 12:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Superaquecimento pode até travar o motor. (ARQUIVO/AG)

O motor é o principal componente do carro. A revisão periódica pode evitar problemas graves que custarão mais dinheiro e poderão até arriscar a vida útil do veículo. O superaquecimento é um deles, que tem a capacidade de tirar a máquina da rua definitivamente, mas pode ser evitado com a devida atenção.

Fábio Tessarolo, diretor da Oficina Renova, explica que cada carro possui a sua temperatura ideal e isso é mostrado no painel. Os veículos mais modernos têm um termômetro que indica a atual temperatura do motor. Mas a informação mais precisa de quando algo está fora do normal fica em outro lugar: “O correto é ler o que vem no manual do carro”, indica.

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Elias Dalvi, chama a atenção para os sinais que o carro pode dar. “Primeiro, tem que ficar de olho no painel do veículo. Se a luz (indicativa de temperatura) acender é porque alguma coisa está errada.” O especialista também indica que o motorista sempre confira o nível de água do motor quando ele ainda está frio.

Dalvi alerta para os problemas que o superaquecimento pode causar. “Ele queima e empena a junta do cabeçote. Pode até travar o motor.”

Precauções

O professor cita as medidas a serem tomadas quando o superaquecimento for detectado. “Parar imediatamente e olhar o que está acontecendo. Se estiver vazando água, tem que repor com o motor frio para não dar choque térmico.”

Fábio Tessarolo também destaca a importância do controle da temperatura. “O carro trabalha com lubrificação, atrito e refrigeração. Se não refrigera, ele não trabalha. Hoje, existe um aditivo que ajuda na refrigeração mesmo em altas temperaturas e substitui a água”

Tessarolo alerta para o perigo de mexer no motor quente. “A tampa do reservatório não pode ser aberta nesse momento porque é como se fosse uma panela de pressão. Se abrir pode explodir e jogar água quente na pessoa.”

Ele lembra que a revisão deve acontecer pelo menos duas vezes ao ano. A visita ao mecânico de maneira regular pode detectar um possível causador do superaquecimento antes mesmo de vir a acontecer de fato. l

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais