Publicado em 7 de fevereiro de 2025 às 13:20
- Atualizado há 10 meses
Em meio à alta nas vendas de carros elétricos, a indústria automobilística registrou um salto no número de pontos de recarga públicos e semipúblicos (em locais como shoppings e supermercados) instalados no Brasil. Apesar disso, especialistas afirmam que o montante ainda não supre a infraestrutura de carregamento do país.>
Outro problema é que a grande maioria dos carregadores instalados atualmente são do tipo AC, mais lentos. Se o modelo rápido (também chamado de DC) completa a carga de um veículo em um tempo que varia de 20 minutos a uma hora, o equipamento lento pode levar até cinco horas, segundo a ABVE (entidade da qual fazem parte marcas como BYD, GWM e Volvo).>
De acordo com um levantamento da Tupi Mobilidade e da ABVE, o Brasil tinha em dezembro cerca de 12,14 mil pontos de recargas públicos e semipúblicos quase o triplo do montante registrado no mesmo período de 2023 (4.300). Do total observado em dezembro de 2024, apenas 12,5% (pouco mais de 1.500 unidades) eram carregadores DC (rápidos).>
Segundo as projeções de Davi Bertoncello, CEO da Tupi Mobilidade e diretor de comunicação da ABVE, o Brasil deve mais que dobrar o número de pontos de recarga rápida em 2025, chegando em dezembro com ao menos 3.500 equipamentos do tipo.>
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Ele diz que os equipamentos de carga rápida estão evoluindo, com maior eficiência e melhor custo-benefício, o que torna a implementação mais acessível, afirma. Cita também uma intensificação de investimentos privados em eletropostos. Apesar do otimismo, Bertoncello pondera e diz que a infraestrutura de recarga ainda é um desafio no país.>
"É uma questão importante. Hoje, os carregadores rápidos ainda representam uma parcela pequena do total, e isso pode, sim, gerar certa preocupação para novos consumidores.">
Um estudo da McKinsey divulgado no ano passado mostrou que cerca de 38% dos proprietários de veículos elétricos no Brasil diziam considerar voltar para carros movidos a combustíveis fósseis. Os entrevistados disseram estar insatisfeitos com a infraestrutura de recarga no país.>
Na Europa, o número de pessoas que consideram voltar para o carro a combustão chegou a 25% e nos EUA, 50%. Entre os americanos, porém, as reclamações estão mais direcionadas à experiência com os veículos. "Há um desafio, mas o crescimento acelerado e o avanço da tecnologia devem equilibrar essa questão em breve", diz Bertoncello.>
Na visão de Thiago Castilha, sócio da empresa de carregadores E-Wolf, a chegada de novas montadoras do segmento ao Brasil deve impulsionar a instalação de carregadores rápidos neste ano. Segundo ele, a oferta desses equipamentos acompanha a demanda por carros elétricos.>
Castilha afirma que teve de aumentar a equipe de instalação e de engenharia no ano passado devido à demanda por carregadores. Segundo ele, atualmente a taxa de ocupação dos pontos de recarga variam entre 80% e 90%. "Você não vê o carregador rápido sem ter alguém usando.">
Para Milad Kalume, consultor de mercado automotivo, alguns fatores explicam o patamar defasado de carregadores no país. Além do alto custo de instalação, ele diz haver dificuldade para cobrir todo o território nacional, que tem dimensões continentais.>
Segundo Kalume, o Brasil está mais atrasado no uso dessas tecnologias na comparação com Europa, EUA e China. "Existe uma evolução evidente dentro da parte de carregamento de eletropostos no mercado brasileiro de 2023 para 2024, mas ainda está aquém das necessidades do mercado brasileiro.">
De acordo com a ABVE, as vendas de veículos eletrificados (elétricos e híbridos) bateram recorde em 2024. Foram quase 177,4 mil carros desse tipo comercializados, um crescimento de 89% na comparação com o ano anterior.>
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