Publicado em 24 de agosto de 2020 às 09:10
A vontade de comprar um carro zero permanece firme entre os motoristas. Segundo um levantamento feito pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em parceria com a Webmotors, 84% das pessoas pesquisadas afirmam que querem trocar de carro por uma versão mais nova ainda neste ano, mesmo com a pandemia. Nesse contexto, as empresas do ramo precisaram repensar a conectividade com seus clientes para manterem as vendas em alta e o mercado automotivo aquecido. >
O BMW Group Brasil é uma das empresas que está aproveitando o momento. Além da loja on-line no Mercado Livre, para melhorar a relação com seus clientes e entusiastas, a marca alemã criou o showroom virtual, softwares, perfil na rede social Tik Tok, entre outras iniciativas.>
João Veloso Jr., head de comunicação do BMW Group Brasil, afirma que as normas dos órgãos de saúde são seguidas e orientam todas as lojas a fazerem o mesmo. >
João Veloso Jr.
Head de comunicação do BMW Group BrasilAinda segundo ele, a marca também está focada em oferecer facilidades para quem, de fato, efetuará a compra. As nossas concessionárias têm atendimento agendado, continuamos com lançamentos e upgrades de modelos, explica, acrescentando que, hoje, um em cada três modelos premium que circulam no país são da BMW.>
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Já a Fiat está passando por uma reformulação de posicionamento na América Latina. Após um ano de estudo, a marca detectou que seu cliente está cada vez mais digital. Durante a pandemia, o tráfego nas redes sociais da empresa aumentou 60%. A jornada de compra dos clientes passa pelo site da marca cerca de 90% das vezes.>
Pensando nisso, a marca italiana criou um sistema em que o consumidor escolhe uma oferta de um concessionário próximo e negocia de forma on-line. A entrega do veículo e o teste podem ser agendados pelo cliente e, para evitar que o consumidor se locomova até a loja, o carro é entregue em casa.>
Apesar de as vendas pela internet terem ganhado mais força nos últimos meses, o neurocientista e recordista em venda de carros, Glauber Cabral, vê com bons olhos as concessionárias apostando no atendimento em horário marcado.>
De acordo com o especialista, o ser humano é um ser sociável e, por mais que o e-commerce tenha chegado até ao setor automotivo, o contato com o outro é insubstituível. A carência existe e precisamos nos preparar para isso.>
Para o especialista, as empresas precisam provar para seus consumidores que poderão recebê-los com segurança. O preparo que elas precisam ter não é só de oferta de preço, é abrir o canal de abordagem do cliente.>
Ainda segundo Glauber, apesar da crise, alguns setores como a agropecuária, aço, indústria farmacêutica, entre outras, continuaram lucrando. A pandemia não impactou tanto a renda de uma parcela da população, principalmente daquela que já consumia mais. Os veículos premium não tiveram tanta perda exatamente por isso. Os utilitários começaram a crescer de novo.>
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