> >
Citroën Basalt é agora o SUV de entrada mais barato; confira versões e preços

Citroën Basalt é agora o SUV de entrada mais barato; confira versões e preços

Modelo é o terceiro de projeto C-Cubed, que começou com o C3, e entra na briga dos utilitários compactos, trazendo um porta-malas de 490 litros

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 18:56

 - Atualizado há um ano

Citroën Basalt 2025
O Citroën Basalt chega ao mercado nesta semana e já se torna o SUV mais barato, com preços partindo de R$ 89.990 Crédito: Citroën/Divulgação

A Citroën apresentou, oficialmente, o terceiro modelo do projeto C-Cubed, que começou com o C3. O Basalt chega ao mercado nesta semana e já se torna o SUV mais barato, com preços partindo de R$ 89.990 para a versão de entrada, a Feel, com motor Firefly 1.0 de até 75 cv quando abastecido com etanol, e câmbio manual de cinco marchas.

Ao todo, serão três versões (Turbo e a Shine Turbo) e mais uma de lançamento (First Edition Turbo). Apenas a de entrada traz o motor Firefly, já que as demais são equipadas com o T200 de até 130 cv. Os preços chegam a R$ 107.390 na edição especial.

O Basalt chega ao mercado e já se torna o SUV mais barato, com preços partindo de R$ 89.990 para a versão de entrada, a Feel, com motor Firefly 1.0 de até 75 cv quando abastecido com etanol, e câmbio manual de cinco marchas. 
Ao todo, serão três versões (Turbo e a Shine Turbo)  e mais uma de lançamento (First Edition Turbo). Apenas a de entrada traz o motor Firefly, já que as demais são equipadas com o T200 de até 130 cv. Os preços chegam a R$ 107.390 na edição especial.

“Com o Basalt concluímos o projeto C-Cubed, uma iniciativa que permitiu aos nossos clientes ter ao seu alcance veículos que se sobressaem em diversos aspectos, com a força do desenvolvimento e expertise da Stellantis na região”, afirma Felipe Daemon, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.

Com preços mais competitivos, o Citroën Basalt vem para ocupar uma posição já traçada pela marca francesa desde o lançamento do C3, que é a de oferecer modelos mais acessíveis. E o mesmo acontece com o SUV cupê, que se posiciona abaixo do Fiat Fastback, cuja versão de entrada parte de R$ 117.990.

“Este posicionamento extremamente competitivo mostra a importância que a Citroën dá à acessibilidade de seus produtos, democratizando uma mobilidade com estilo e conforto que até então só estava disponível em modelos superiores”, explica.

Citroën Basalt 2025
O motor Turbo T200 equipa as versões intermediária e de topo Crédito: Citroën/Divulgação

Conceito Basalt Vision

O Basalt é derivado do conceito Basalt Vision, apresentado no início do ano pela montadora francesa. O modelo, apresentado nesta quinta-feira (2), reúne praticamente todos os elementos que foram antecipados pelo conceito, incluindo o seu design. Esse conjunto é produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ) com 80% de integração local, segundo a montadora.

A dianteira traz vincos nos para-choques, nas laterais e no teto, transmitindo mais robustez ao modelo. As elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e favorecem o posicionamento das articulações do porta-malas que comporta 490 litros (padrão VDA).

Citroën Basalt 2025 por Citroën/Divulgação

O modelo traz elementos escurecidos ao redor dos arcos dos para-lamas e na parte inferior dos para-choques e barras laterais chamadas de Color Touch nas laterais do para-choque dianteiro e na coluna C, próximo às portas, identificando as versões de forma visual.

No Basalt Feel elas são pintadas no tom Andre Red (nome em homenagem a Andre Citroën, criador da marca), enquanto na versão Shine e First Edition elas adotam o tom levemente dourado Terre de Toscane.Todas as versões têm rodas de liga leve de 16 polegadas.

Ao todo, são seis cores: a azul Cosmo Blue, que faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusiva do Basalt; o vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise. Além dessas, há a o tom perolizado Branco Nacré, exclusivo do Basalt First Edition. Na versão Shine também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.

Citroën Basalt 2025
O Citroën Basalt tem preços competitivos Crédito: Citroën/Divulgação

Por dentro, o painel adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7” com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. Logo abaixo, fica o ar-condicionado digital automático. O apoio de braço para o condutor é de série em todas as versões, passando pela oferta dos encostos de cabeça laterais traseiros com abas.

Citroën Basalt 2025 por Pedro Bicudo

De série, todas as versões vêm equipadas com retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré).

Ficha técnica

Citroën Basalt 2025
O Basalt é derivado do conceito Basalt Vision Crédito: Citroën/Divulgação

Citroën Basalt Feel

  • Motor:  Dianteiro, transversal com 3 cilindros em linha
  • Potência máxima: 71 cv (gasolina) / 75 cv (etanol) a 6.000 rpm 
  • Torque máximo: 10 kgfm a 3.250 rpm (gasolina) / 10,5 kgfm a 3.250 rpm (etanol)
  • Combustível: gasolina/etanol
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Direção: elétrica
  • Freio dianteiro: disco ventilado (diâmetro de 284 x 22 mm) com pinça flutuante
  • Freio traseiro: tambor (diâmetro de 203 mm), autoajustável 
  • Suspensão dianteira: independente, McPherson com barra estabilizadora e stop hidráulico
  • Suspensão traseira: dependente, eixo de torção e stop hidráulico
  • Rodas: 16 polegadas de liga leve
  • Pneus: 205/60 R16
  • Peso em ordem de marcha: 1.120 kg 
  • Capacidade de carga: 400 kg
  • Comprimento: 4.343 mm 
  • Largura da carroceria: 1.821 mm (c/espelhos rebatidos) / 2.014 mm 
  • Altura do veículo: 1.585 mm 
  • Distância entre-eixos: 2.645 mm 
  • Altura mínima do solo: 180 mm 
  • Ângulo de entrada: 20,5° 
  • Ângulo de saída: 28º 
  • Volume do porta-malas: 490 l (padrão VDA) 
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Consumo urbano: 13,0 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol) 
  • Consumo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)
  • Painel digital colorido de 7” customizável
  • Airbags laterais dianteiros
  • Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
  • Câmera de ré
  • Três entradas USB
  • Luzes de condução diurna (DRL) com leds
  • Seis alto-falantes
  • Banco do motorista e volante com regulagem de altura
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
  • Preço: a partir de R$  89.990

Citroën Basalt Feel Turbo 200

Citroën Basalt 2025
De série, todas as versões vêm equipadas com retrovisores, vidros e travas elétricas e câmera de ré Crédito: Citroën/Divulgação

  • Motor:  Dianteiro, transversal com 3 cilindros em linha
  • Potência máxima:  125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm 
  • Torque máximo: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
  • Combustível: gasolina/etanol
  • Câmbio: automático CVT com 7 marchas
  • Direção: elétrica
  • Freio dianteiro: disco ventilado (diâmetro de 284 x 22 mm) com pinça flutuante
  • Freio traseiro: tambor (diâmetro de 203 mm), autoajustável 
  • Suspensão dianteira: independente, McPherson com barra estabilizadora e stop hidráulico
  • Suspensão traseira: dependente, eixo de torção e stop hidráulico
  • Rodas: 16 polegadas de liga leve
  • Pneus: 205/60 R16
  • Peso em ordem de marcha: 1.120 kg 
  • Capacidade de carga: 400 kg
  • Comprimento: 4.343 mm 
  • Largura da carroceria: 1.821 mm (c/espelhos rebatidos) / 2.014 mm 
  • Altura do veículo: 1.585 mm 
  • Distância entre-eixos: 2.645 mm 
  • Altura mínima do solo: 180 mm 
  • Ângulo de entrada: 20,5° 
  • Ângulo de saída: 28º 
  • Volume do porta-malas: 490 l (padrão VDA) 
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Consumo urbano: 11,9 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol) 
  • Consumo estrada: 13,7 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)
  • Painel digital colorido de 7” customizável
  • Airbags laterais dianteiros
  • Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
  • Câmera de ré
  • Três entradas USB
  • Luzes de condução diurna (DRL) com leds
  • Seis alto-falantes
  • Banco do motorista e volante com regulagem de altura
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
  • Preço: a partir de R$ 96.990

Citroën Basalt Shine Turbo 200

Citroën Basalt 2025
As elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e favorecem o posicionamento das articulações do porta-mala Crédito: Citroën/Divulgação

  • Motor:  Dianteiro, transversal com 3 cilindros em linha
  • Potência máxima:  125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm 
  • Torque máximo: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
  • Combustível: gasolina/etanol
  • Câmbio: automático CVT com 7 marchas
  • Direção: elétrica
  • Freio dianteiro: disco ventilado (diâmetro de 284 x 22 mm) com pinça flutuante
  • Freio traseiro: tambor (diâmetro de 203 mm), autoajustável 
  • Suspensão dianteira: independente, McPherson com barra estabilizadora e stop hidráulico
  • Suspensão traseira: dependente, eixo de torção e stop hidráulico
  • Rodas: 16 polegadas de liga leve
  • Pneus: 205/60 R16
  • Peso em ordem de marcha: 1.120 kg 
  • Capacidade de carga: 400 kg
  • Comprimento: 4.343 mm 
  • Largura da carroceria: 1.821 mm (c/espelhos rebatidos) / 2.014 mm 
  • Altura do veículo: 1.585 mm 
  • Distância entre-eixos: 2.645 mm 
  • Altura mínima do solo: 180 mm 
  • Ângulo de entrada: 20,5° 
  • Ângulo de saída: 28º 
  • Volume do porta-malas: 490 l (padrão VDA) 
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Consumo urbano: 11,9 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol) 
  • Consumo estrada: 13,7 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)
  • Todos os itens da versão Feel Turbo 200
  • Ar-condicionado digital
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
  • Faróis de neblina
  • Limitador e controlador de velocidade
  • Bancos e volante com revestimento premium
  • Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
  • Skidplate dianteiro e traseiro
  • Preço: a partir de R$ 104.990

Citroën Basalt First Edition Turbo 200

Citroën Basalt 2025
A  cor Cosmo Blue faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusiva do Basalt Crédito: Citroën/Divulgação

  • Motor:  Dianteiro, transversal com 3 cilindros em linha
  • Potência máxima:  125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm 
  • Torque máximo: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
  • Combustível: gasolina/etanol
  • Câmbio: automático CVT com 7 marchas
  • Direção: elétrica
  • Freio dianteiro: disco ventilado (diâmetro de 284 x 22 mm) com pinça flutuante
  • Freio traseiro: tambor (diâmetro de 203 mm), autoajustável 
  • Suspensão dianteira: independente, McPherson com barra estabilizadora e stop hidráulico
  • Suspensão traseira: dependente, eixo de torção e stop hidráulico
  • Rodas: 16 polegadas de liga leve
  • Pneus: 205/60 R16
  • Peso em ordem de marcha: 1.120 kg 
  • Capacidade de carga: 400 kg
  • Comprimento: 4.343 mm 
  • Largura da carroceria: 1.821 mm (c/espelhos rebatidos) / 2.014 mm 
  • Altura do veículo: 1.585 mm 
  • Distância entre-eixos: 2.645 mm 
  • Altura mínima do solo: 180 mm 
  • Ângulo de entrada: 20,5° 
  • Ângulo de saída: 28º 
  • Volume do porta-malas: 490 l (padrão VDA) 
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Consumo urbano: 11,9 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol) 
  • Consumo estrada: 13,7 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)
  • Todos os itens da versão Shine Turbo 200
  • Logotipos First Edition
  • Faixa preta entre as lanternas
  • Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
  • Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
  • Soleiras metalizadas
  • Pedaleiras exclusivas
  • Tapetes exclusivos
  • Pintura bitom com teto Perla Nera
  • Preço: a partir de R$ 107.390

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Citroen SUV suv Compacto SUV Cupê Citroën Basalt

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais