> >
Cores claras e decoração afetiva são tendências para casa no verão

Cores claras e decoração afetiva são tendências para casa no verão

A temporada de calor pede ainda toques de natureza para trazer frescor aos ambientes. Muito além de moda e tendências, as mudanças no lar devem envolver questões de conforto psicológico

Publicado em 18 de fevereiro de 2022 às 16:32

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Os elementos da natureza trazem a ideia de áreas abertas dentro de casa, trazendo frescor ao ambiente. (Camila Santos)
Autor - Ana Caroliny Ritti
Ana Caroliny Ritti
Aluno do 24º Curso de Residência em Jornalismo / [email protected]

A pandemia e o isolamento social potencializaram a ideia de casa como ambiente de experiências e sensações. A mudança na decoração dos cômodos pode ajudar nesse processo, e com a estação mais quente do ano a todo vapor, uma oportunidade é apostar nas tendências que promovem o bem-estar no lar. A associação de cores claras com toques de natureza, por exemplo, formam elementos que remetem ao emocional.

A vegetação é de extrema importância para um ambiente de verão, segundo a designer de interiores Flávia Dadalto. “Dá aquele clima tropical nos ambientes. O verde acolhe, traz vida e tem também aquele ar de tropicalismo que é uma característica brasileira”, comenta. Com isso, vale apostar em flores e folhagens secas e plantas, tanto em tons terrosos como tons coloridos.

Para a arquiteta e designer de interiores Fernanda Calazans, a vegetação e as flores dentro de casa dão frescor ao ambiente. As cores claras também passam a sensação de conforto térmico. Azuis, rosé e amarelo e verde lavados estão em alta nesta estação.

Azuis, amarelo e verde são tendências nesta estação. (Camila Santos)

Tecidos como sarja, lona e até o linho 100% natural ajudam na questão de frescor, já que não esquentam com facilidade, como aponta Calazans. Por isso, capas de almofada e sofás nesses materiais, com texturas que remetem ao natural, são uma boa pedida.

A decoração afetiva relacionada ao natural, inclusive, deve seguir nas próximas estações. Nela, há a valorização dos elementos que remetem à família e histórias que envolvem um carinho. “Uma época vai ser a palha, em outra o couro, depois a junção desses materiais. Outra época é madeira, outra bordado… Eu percebo que o natural é o que tem prevalecido como tendência”, destaca Dadalto.

VALE A PENA MUDAR A CADA ESTAÇÃO?

Muito além de moda e tendências, Calazans defende que as mudanças envolvem questões de conforto psicológico. Isso porque a casa seria um ambiente vivo que precisa acompanhar as transformações naturais das pessoas. Por isso, as renovações têm o poder de “dar um gás” e promover a sensação de energia.

Dadalto concorda. Para ela, a mudança nos ambientes por estação ou tendências pode promover experiências e sentimentos diversos, entre eles o acolhimento. “Da pandemia pra cá, a gente tem curtido muito mais a nossa casa, o nosso espaço. Estar no nosso lar é viver experiências. A decoração nessa questão de cores e objetos vem realmente para possibilitar essa vivência de sensações”, explica.

Para as profissionais, a dica para conseguir seguir as novidades e fazer mudanças sazonais sem gastar muito é investir em bases neutras e apostar nos acessórios que dão outra cara, além de escolher algum ponto da casa para criar a intervenção. A ideia, explica Dadalto, é que piso e móveis como sofá tenham uma paleta de cores básica, como bege, cinza, branco e off white. Os objetos seriam os responsáveis por criar o ambiente dinâmico de acordo com as tendências.

“Almofadas já dão um toque diferente, pode trocar só as capas. Para mim é fundamental, um coringa. Além disso, algum arranjo de planta é uma alternativa bacana, e os quadrinhos, acessíveis na internet, podem montar composições”, orienta.

Plantas e almofadas com texturas naturais ajudam a dar outra cara nos cômodos do lar. (Camila Santos)

*Ana Caroliny Ritti foi aluna do 24º Curso de Residência da Rede Gazeta, sob supervisão da editora adjunta Lara Rosado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais