> >
Brasileiros disputam Mundial sem os respectivos heróis das classificações

Brasileiros disputam Mundial sem os respectivos heróis das classificações

Os quatro representantes brasileiros que disputam a Copa do Mundo de clubes não contam mais em seus elencos com os atacantes que foram protagonistas nas conquistas

Publicado em 19 de junho de 2025 às 11:00

Os quatro representantes brasileiros que disputam a Copa do Mundo de clubes não contam mais em seus elencos com os atacantes que foram protagonistas nas conquistas recentes da Libertadores -que carimbaram as respectivas vagas ao torneio inédito.

Em jogo da 'Lei do Ex', Gabigol decide para Cruzeiro em reencontro com Flamengo
Gabigol decide para Cruzeiro em reencontro com Flamengo Crédito: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Atual campeão da Libertadores, o Botafogo vendeu o 'Rei da América' Luiz Henrique ao Zenit após levantar a taça. O atacante de 24 anos virou a estrela do time na última temporada, foi determinante na campanha vitoriosa e abriu o placar na final contra o Atlético-MG, mas não seguiu no clube para este ano.

Fluminense, Flamengo e Palmeiras também negociaram seus heróis depois de conquistarem o continente: John Kennedy, Gabigol e Deyverson -nesta ordem. Os centroavantes não permaneceram nas equipes por mais de duas temporadas depois de terem sido decisivos.

Os autores dos gols ajudaram seus times a confirmarem a vaga direta para o primeiro Mundial no novo formato. Os quatro últimos campeões da Libertadores carimbaram a classificação sem depender do ranking do período utilizado pela Fifa. Foi esta a única forma, inclusive, de o Brasil empacar mais de dois clubes no torneio -o regulamento impedia que qualquer país tivesse mais de dois representantes, salvo os casos de campeões continentais.

Deles, apenas John Kennedy disputa a competição, mas defendendo outra camisa. O ex-Fluminense está emprestado ao Pachuca e estreia nesta quarta-feira (18) no Mundial, às 19h (de Brasília), no duelo com o RB Salzburg, pelo Grupo H -o mesmo de Real Madrid e Al-Hilal.

Já o quarteto brasileiro está no Mundial com caras novas e velhas no ataque. Pedro segue como centroavante do Flamengo, agora isolado, enquanto o Palmeiras tem um ataque renovado com Vitor Roque de '9'. O Botafogo, por sua vez, estreou no Mundial com Igor Jesus e Mastriani, e o Fluminense teve Everaldo de titular no lugar do recém-recuperado Cano.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

flamengo palmeiras botafogo fluminense Copa do Mundo de Clubes

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais