> >
Competição no ES vai eleger os melhores profissionais do Brasil

Competição no ES vai eleger os melhores profissionais do Brasil

Realizada em Vitória, as Competições Senac de Educação Profissional irão premiar alunos e egressos em áreas como cabeleireiro, cozinha restaurante, estética e cuidados com a saúde

Publicado em 8 de outubro de 2021 às 10:46

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
As Competições Senac são uma oportunidade de transformar a vida de alunos e egressos que se destacam em suas áreas de estudo.
As Competições Senac são uma oportunidade de transformar a vida de alunos e egressos que se destacam em suas áreas de estudo. (M.Salles/Senac ES/Divulgação)
  • Estúdio Gazeta

    Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
    Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
  • Senac-ES

Alguns profissionais se destacam em suas áreas de atuação desde quando dão os primeiros passos para se qualificar. Pensando em valorizá-los, uma competição de educação profissional, realizada pelo Senac, vai premiar os melhores profissionais do Brasil em sete ocupações ensinadas pela instituição. O evento é uma oportunidade de transformar a vida de alunos e egressos que se destacam em suas áreas de estudo.

Realizadas no Espírito Santo entre os dias 6 e 31 de outubro, as Competições Senac também têm como objetivo promover a valorização da instituição, por meio de competições entre alunos de diferentes Estados. Neste ano serão 47 competidores, entre 18 e 22 anos, de 21 estados diferentes.

Vão disputar discentes e egressos do Senac nos cursos de Cabeleireiro, Cozinha, Estética e Bem-estar, Florista, Recepção de Hotel, Cuidados de Saúde, Apoio Social e Serviço de Restaurante. Além de demonstrar habilidades técnicas e abrir caminho para oportunidades de carreira, os competidores têm a chance de aprender uns com os outros e desenvolver habilidades emocionais.

“As competições, para os alunos, propiciam uma transformação de vida no aspecto profissional e pessoal. Para que eles se tornem os melhores profissionais do Brasil, e depois até do mundo, é necessário que sejam trabalhadas competências técnicas e mais pessoais que o mundo do trabalho exige”, pontua a coordenadora das Competições do Espírito Santo, Dianimer Dutra.

Os três primeiros lugares de cada ocupação ganham medalhas e, aqueles que ficarem em primeiro lugar, têm a oportunidade de representar o Brasil na etapa internacional da competição, intitulada WorldSkills Competition, que será realizada no segundo semestre de 2022 em Shangai, na China.

O evento acontece desde 2016 de forma interna, ou seja, competem entre si apenas unidades do Senac de todo país. Para chegar até a competição, os alunos são treinados por professores e competem em etapas municipais e regionais.

PARTICIPANTES OFICIAIS

As estrelas das Competições são os melhores alunos, que disputarão entre si o “passaporte” para a etapa internacional. Mas, além deles, o evento contará com a participação de professores e profissionais que integram as equipes regionais em diferentes categorias.

Estarão presentes professores nas seguintes categorias: Docente Avaliador, que atua na preparação e avaliação do competidor; Expert, indicado para coordenar os aspectos técnicos da competição - como as provas - e desempenhar o papel de gestor; Chefe de oficina, responsável por monitorar e executar o processo de montagem e funcionamento da infraestrutura necessária para cada prova; e Supervisor Técnico que vai certificar que os representantes dos Estados tenham todas as informações sobre a competição.

Há, ainda, a participação dos avaliadores externos, profissionais reconhecidos no mercado que vão julgar o desempenho dos competidores durante as provas. Alguns membros da comitiva, inclusive, são ex-competidores que se tornaram nomes de destaque no cenário profissional.

“Para os professores do Senac é uma excelente oportunidade de intercâmbio de conhecimento e de crescimento profissional, ali nas competições os docentes têm acesso às técnicas inovadoras e trazem isso para a sala de aula”, ressalta Dianimer Dutra.

Atentos para a preparação emocional de cada competidor, o edital da competição também prevê, de forma opcional, a participação de um preparador comportamental, um profissional com formação para atuar no desenvolvimento da inteligência emocional de participantes.

PROVAS

As provas a serem enfrentadas pelos competidores são denominadas Projeto-Teste. Elaboradas por Experts, empresas ou profissionais renomados no mercado, elas devem medir a capacidade técnica dos competidores. As atividades não devem ultrapassar o tempo de 24h de trabalho, dentro de um período de até quatro dias.

Os competidores que alcançarem o 1º, 2º e 3º lugar ganharão medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Os estados que tiverem vencedores poderão se preparar para a etapa internacional, na China.

PREVENÇÃO À COVID-19

Por conta da pandemia do coronavírus, o evento não foi realizado no ano passado. Nesta edição, os competidores classificados em 2020 vão participar do desafio. Como forma de segurança, todos os participantes deverão apresentar testes para a Covid-19 até 72 horas antes do início das competições.

Também reflexo da pandemia, o evento será transmitido virtualmente, sem a presença de plateia. O link será divulgado pelo Senac.

COMPETIÇÕES SENAC

Data:

  • 6 a 31 de outubro de 2021

Local:

  • Hotel Senac Ilha do Boi, Vitória.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais