> >
Afetados pela chuva no ES precisam de gás de cozinha, alimentos e água

Afetados pela chuva no ES precisam de gás de cozinha, alimentos e água

Na região Sul do Espírito Santo, famílias de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta perderam tudo na enchente que atingiu estes municípios e contam com a solidariedade para enfrentar o momento de dificuldade

Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 17:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chuvas deixam rastro de destruição em Iconha, no Sul do Estado. (Fernando Madeira)

Sul do Espírito Santo enfrenta uma das maiores calamidades da história do Estado. Milhares de famílias perderam tudo devido à forte chuva que assolou a região no último dia 17. Moradores de AnchietaAlfredo ChavesIconhaRio Novo do Sul e Vargem Alta contam com a solidariedade para enfrentar o momento de dificuldade.  A maior necessidade atualmente é de doações de  gás de cozinha, alimentos, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza, entre outros.

Ao longo desta semana muitas pessoas se mobilizam para ajudar as vítimas dessa tragédia. Os municípios relatam que já conseguiram arrecadar roupas o suficiente, porém outros itens básicos ainda faltam. 

De acordo com o relatório da Defesa Civil Estadual, divulgado no final da manhã desta sexta-feira (24), o temporal que atingiu o Sul do Estado já deixaram 3.223 pessoas desalojadas, que estão em abrigos; 78 desabrigados, que foram para a casa de parentes ou conhecidos; sete mortos; dois feridos; e uma pessoa desaparecida.

No caso de Iconha, um dos municípios mais afetados, botijão de gás de cozinha é o que os moradores mais precisam. Segundo a prefeitura, nesta sexta-feira (24), no centro de recebimento dos afetados pelas chuvas só tem duas botijas. O município pede que quem puder ajudar nas doações, deixe na Associação dos Caminhoneiros do Sul do Espírito Santo (Ascames), localizada às margens da BR 101, na entrada da cidade.

A Prefeitura de Iconha também pede a doação de produtos para o café da manhã das vítimas e dos voluntários (margarina, salame, queijo, entre outros itens); materiais de limpeza (rodo, vassoura, pano de chão, escova de lavar roupas, sabão, etc); e de mão de obra para ajudar na limpeza.

Já em Alfredo Chaves, segundo o prefeito Fernando Lafayette, faltam colchões, roupa de cama, água potável, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza. As doações estão sendo concentradas no ginásio de esportes da cidade e  estão sendo gerenciadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Em Anchieta, a prioridade é de doações de material de limpeza, roupas de cama, utensílios domésticos e alimentos não perecíveis. As doações podem ser levadas para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, na localidade de Nova Esperança, e no Sespa, que fica ao lado do Santuário de Anchieta.

A reportagem  de A Gazeta tentou contato com Rio Novo do Sul, mas não havia obtido retorno até as 16h desta sexta-feira (24).

Este vídeo pode te interessar

Afetados pela chuva no ES precisam de gás de cozinha, alimentos e água

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais