Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2026

“Vamos convidar todos os partidos para um projeto de um novo ES”, diz Pazolini

Em sabatina, o ex-prefeito de Vitória promete um governo de coalizão, caso seja eleito em outubro para comandar o Estado

Publicado em 01 de Setembro de 2026 às 10:32

Aline Nunes

Publicado em 

01 set 2026 às 10:32
Eleições 2026 - Sabatina com Lorenzo Pazolini
O ex-prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos. ao centro na foto) é o segundo candidato ao governo do ES a participar da sabatina realizada por A Gazeta e CBN Vitória Ricardo Medeiros
Durante sabatina nesta terça-feira (1º), o ex-prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos) declarou que pretende fazer uma gestão suprapartidária, caso seja eleito em outubro para comandar o Executivo capixaba. Segundo candidato ao governo do Espírito Santo a participar da rodada de entrevistas realizada por A Gazeta e CBN Vitória, ele afirmou que vai convidar todos os partidos para um novo projeto de Estado.

A manifestação de Pazolini foi em resposta à pergunta sobre sua aliança com o PL, partido presidido pelo senador Magno Malta no Espírito Santo, e a influência desta legenda em um eventual governo. 

O candidato fez um retrospecto de sua gestão à frente da Prefeitura de Vitória, comentando que, assim que foi eleito para a administração municipal, todas as lideranças foram convidadas a participar, e é o que pretende fazer, caso também conquiste as urnas e se torne o próximo governador do Espírito Santo.  

"Encerrada a eleição, a política é importante, vai nos ajudar a governar. É a boa técnica, a governança pública, que produz resultados na vida das pessoas. Não é a política que transforma a vida das pessoas, é a gestão pública eficiente", disse.

De acordo com Pazolini, esse modelo deu certo em Vitória e pode também funcionar no Estado. Indagado se incluiria nessa mobilização o PT, partido que está no lado oposto das alianças construídas pelo candidato, o republicano afirmou que todos têm boas ideias e poderão participar das discussões e oferecer propostas para enfrentar os desafios do Espírito Santo. 

Vale lembrar que Pazolini vestiu a camisa do bolsonarismo, como observado pela colunista Letícia Gonçalves, ao selar a aliança com o PL ainda em julho. Naquele mês, declarou apoio ao senador Flávio Bolsonaro na disputa à Presidência da República e abriu espaço em seu grupo político para lançar a candidatura de Maguinha Malta ao Senado Federal.

Além de emplacar a filha na disputa eleitoral, o senador Magno Malta ainda garantiu o nome da vice, Eliane Leal, na chapa de Pazolini
Confiança nas urnas

O ex-prefeito também foi convidado a participar de uma espécie de "bate-bola" para responder, objetivamente, sobre premissas do bolsonarismo. Uma delas abordou a confiabilidade das urnas. 


Pazolini argumentou não ter aptidão em tecnologia para dar uma resposta definitiva, mas reconheceu que, por ter sido eleito três vezes (uma para deputado estadual e duas para prefeito), a urna "deve ter algum grau de confiança".


Perguntando sobre se houve tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, o candidato não disse sim ou não sobre os atos daquele dia, mas sustentou que as decisões judiciais relacionadas aos participantes não teriam sido equilibradas. Para Pazolini, houve excesso na aplicação das penas, algumas se sobrepondo a crimes, segundo ele, mais graves. 


O candidato ao governo do Espírito Santo ainda foi indagado sobre a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, enquanto esteve à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2022. Para Pazolini, Moraes extrapolou atribuições, pois, segundo previsão da Constituição Federal, quem investiga não poderia também julgar.  


No entanto, o ex-prefeito preferiu não tecer comentários sobre uma eventual cassação de Moraes. Em sua opinião, essa competência é do Senado Federal, e caberá à futura bancada tomar a decisão. 

Novo concurso

Ao ser indagado sobre o enfrentamento a crimes virtuais, Pazolini fez menção à necessidade de recomposição dos quadros da Polícia Civil. Ele afirmou que há defasagem e, além da convocação daqueles já aprovados em concurso, defende a realização de novo processo de seleção.


Com mais policiais, o republicano também sugere uma "força-tarefa", reunindo integrantes de outras instituições, como Ministério Público e Polícia Federal, para combater a prática criminosa.  Pazolini disse, ainda, acreditar na estratégia de letramento digital voltada aos idosos, público mais frequentemente alvo dos golpes digitais. 

Desafios da reforma 

Ao republicano, foi lembrado na sabatina que o município de Vitória, desde o ano em que ele assumiu a prefeitura, perdeu participação na fatia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS), saindo de 15,8% para 9,8% (projeção para 2027). 


Diante das perdas também previstas para o Espírito Santo com a reforma tributária, o candidato foi perguntado sobre como será sua atuação para estimular a economia.


Na avaliação do ex-prefeito, o caminho é o investimento em turismo, já que a reforma vai ser benéfica para quem tem maior público consumidor. Para aumentar o consumo, acrescentou, é necessário atrair visitantes, uma vez que a população capixaba é pequena em comparação a outros Estados. 


Pazolini reforçou políticas adotadas em Vitória que, segundo ele, contribuem para as atividades turísticas na Capital. Afirmou que pretende, caso seja eleito, adotar a mesma prática no Espírito Santo.

Leia mais sobre Eleições 2026:

Pazolini afirma que Flávio Bolsonaro tem mostrado um debate nacional "muito equilibrado"

“Vamos convidar todos os partidos para um projeto de um novo ES”, diz Pazolini

O que os candidatos ao governo do ES pensam sobre mobilidade urbana

Violência no trânsito e mobilidade: candidatos no ES devem estar de olho nas ruas

Eleições no ES: reveja a sabatina de A Gazeta e CBN com Lorenzo Pazolini

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Cesky fousek: essa raça de cachorro se destaca pelo visual rústico e pela natureza astuta 
Imagem de destaque
Mais fibras no almoço: 5 receitas saudáveis para cuidar da saúde intestinal
Viaturas da Polícia Civil, PC
Investigado por três estupros de vulnerável é preso antes de fugir do ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados