> >
Resumo da CPI da Covid: saiba o que já ocorreu na comissão

Resumo da CPI da Covid: saiba o que já ocorreu na comissão

Entrando em sua quarta semana de depoimentos, comissão instalada no Senado já ouviu oito testemunhas, incluindo ex-ministros da Saúde, o atual titular da pasta e representantes da Pfizer e Anvisa

Publicado em 24 de maio de 2021 às 19:55

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
CPI da Covid, no Senado, está em sua 4ª semana de oitivas
CPI da Covid, no Senado, está em sua 4ª semana de oitivas. (Marcos Oliveira/Agência Senado)

CPI da Covid, instalada no Senado para apurar as ações do governo federal no enfrentamento à pandemia de Covid-19, entra em sua quarta semana de depoimentos. As sabatinas do colegiado tornaram-se o centro das atenções de todos os brasileiros. Até o momento, oito testemunhas já foram ouvidas pela comissão, incluindo o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ex-titulares da pasta e representantes da Pfizer e da Anvisa. O vídeo abaixo reúne os principais fatos da CPI até agora:

ENTENDA A CPI

Formada por 11 titulares e sete suplentes, a CPI da Covid foi instada no Senado na segunda quinzena do mês de abril. Inicialmente com o objetivo de apurar as ações e possíveis omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia, o colegiado teve seu escopo dilatado após movimentações de aliados do presidente Bolsonaro. Com isso, inclui em seu foco também a utilização de verbas federais enviadas a Estados e municípios para o combate à pandemia. 

Entre os 11 senadores titulares, quatro são aliados do presidente, dois são da oposição e outros cinco são considerados independentes, ou seja, não são próximos ao governo, mas também não são oposicionistas. Os trabalhos são coordenados pelo presidente, Osmar Aziz (PSD-SP), e têm como relator o senador Renan Calheiros (MDB-AL). 

Nas três primeiras semanas de depoimentos, foram ouvidos os três ex-ministros da Saúde que passaram pela pasta durante a pandemia: Luiz Henrique MandettaNelson Teich Eduardo Pazuello; o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga; o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten; o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo; o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres; e o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Nesta terça-feira (25), os trabalhos da comissão terão continuidade com o depoimento da secretária de Gestão do Trabalho e Educação no Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais