> >
Marcos do Val posta vídeo das Farc que bolsonaristas admitiram ser fake

Marcos do Val posta vídeo das Farc que bolsonaristas admitiram ser fake

Vídeo com três supostos guerrilheiros relaciona Lula e as Farc. Veracidade do vídeo não foi comprovada e o presidente Jair Bolsonaro e uma deputada apagaram de seus perfis

Publicado em 28 de outubro de 2019 às 20:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Publicação de vídeo em página do senador Marcos do Val é apontada como falsa. (Reprodução/Facebook)

O senador capixaba Marcos do Val (Podemos) compartilhou em seu perfil do Facebook um vídeo no último sábado (26), o qual bolsonaristas admitiram ser fake, em que três supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chamam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de "comandante" e conclamam por uma luta armada contra líderes de direita, entre eles o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O vídeo também foi publicado no Twitter do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que disse desconhecer "veracidade" das imagens. Depois, foi compartilhado pelo perfil do presidente brasileiro e posteriormente apagado. A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) também publicou o vídeo em sua conta pessoal no Twitter no sábado, mas retirou a postagem em seguida e afirmou que apagou por "não compactuar com a mentira".

O deputado Daniel Silveira é o mesmo que quebrou a placa de rua com o nome de Marielle Franco - vereadora carioca assassinada a tiros em março de 2018 - durante a campanha eleitoral. Foi também ele que gravou a reunião do PSL  em que o deputado federal Delegado Waldir afirma que iria "implodir" o presidente Bolsonaro, há 11 dias. A deputada Bia Kicis é uma das congressistas mais próximas de Bolsonaro, com livre trânsito nos palácios do Planalto e da Alvorada. Ex-procuradora do Distrito Federal e ativista de direita nas redes sociais, foi ela quem apresentou a Bolsonaro o economista Paulo Guedes.

O VÍDEO

No vídeo, há três pessoas vestidas com roupas militares, uma delas segura o que parece ser uma arma. O narrador diz que seguirão na luta armada para defender quem são seus verdadeiros comandantes. Ele cita como "comandante" Lula e outros políticos de centro-esquerda como o ex-presidente do Equador, Rafael Correia, o presidente boliviano, Evo Morales, e o presidente eleito na Argentina, Alberto Fernández. Afirma ainda que estará "à disposição do povo argentino que disse 'não' a Mauricio Macri e a Jair Bolsonaro no Brasil".

Publicação de vídeo em página do deputado Daniel Silveira que é apontada como falso. (Reprodução/Twitter)

O site de checagem de desinformação Boatos.org analisou o vídeo e afirmou que ele se trata de uma fake news. Segundo o site, há informações inconsistentes, como a utilização da bandeira do Equador ao fundo, sendo que é anunciado que o local da gravação seriam montanhas da Colômbia. Outro erro seria que a indumentária das pessoas do vídeo não condiz com as utilizadas por membros das Farc.

A PUBLICAÇÃO

Na postagem, Marcos do Val afirma que como integrante da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional já está em contato com generais e autoridades da inteligência brasileira a respeito das informações do vídeo. Mesmo com questionamentos dos internautas sobre a veracidade das imagens, o senador manteve a publicação.

Marcos do Val posta vídeo das Farc que bolsonaristas admitiram ser fake

"Prezados, não seria irresponsável em divulgar algo falso. Como disse, sou vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, portanto junto com as instituições de Defesa Nacional, informo a todos os Brasileiros que há SIM uma ameaça ao Estado Democrático de Direito", disse. O post teve 6,4 mil visualizações, cerca de 3 mil comentários e 2,4 mil compartilhamentos.

DOSSIÊ

A reportagem procurou o senador para que explicasse porque acredita na veracidade do vídeo. Segundo ele, antes de publicá-lo, consultou um setor de inteligência, sem especificar de qual órgão seria. "Eu mandei o vídeo para o setor, que não posso dizer de onde, para que verificassem a autenticidade e se realmente há alguma ameaça ao país. Me retornaram com um dossiê, que está em minha posse, e que afirma que a democracia brasileira está em risco", disse Do Val, sem disponibilizar o documento.

O senador minimizou o fato de o perfil do presidente Bolsonaro e da deputada Bia Kicis terem deletado o post. "Só é possível ter certeza se quem gravou assumir a autoria. Enquanto isso, há muita especulação, as pessoas ficam receosas e acabam preferindo retirar. Eu tenho segurança das afirmações. Nessa áerea, tenho informações mais detalhadas e aprofundadas do que o próprio presidente", afirmou. 

Do Val frisou que vai manter o post no ar. "A gente tem que tornar público o que acontece, senão as pessoas não vão se mobilizar para ajudar o país. O brasileiro só se preocupa depois que acontece a tragédia, enquanto isso fica achando que tudo é mentira", disse. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais