> >
Justiça manda Luciano Rezende apagar post sobre obras de avenida

Justiça manda Luciano Rezende apagar post sobre obras de avenida

Partido ingressou com representação na Justiça Eleitoral argumentando que a publicação, feita no perfil pessoal do prefeito de Vitória, estaria entre condutas proibidas nos três meses que antecedem a eleição

Publicado em 24 de agosto de 2020 às 19:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Publicação do prefeito Luciano Rezende, nas redes sociais, sobre as obras na Avenida Vitória
Publicação do prefeito Luciano Rezende, nas redes sociais, sobre as obras na Avenida Vitória. (Reprodução/Instagram)

A Justiça Eleitoral determinou que o prefeito de VitóriaLuciano Rezende (Cidadania), exclua uma publicação feita em suas redes sociais na última sexta-feira (21), em que aparece com dois trabalhadores e uma placa com símbolos oficiais, telefone e o nome da prefeitura, nas obras da Avenida Vitória.

A postagem, feita no Facebook e no Instagram, foi considerada pelo magistrado como publicidade institucional feita por agentes públicos, que é uma das condutas proibidas nos três meses que antecedem as eleições. Esta proibição passou a valer no dia 15 de agosto, já que o pleito será em 15 de novembro.

A decisão, desta segunda-feira (24), tem caráter liminar (provisório) e é do juiz eleitoral José Luiz da Costa Altafim, da 1ª Zona Eleitoral de Vitória, em representação movida pelo partido Republicanos.

Para o magistrado, mesmo em se tratando de agente público não candidato à reeleição, a medida "visa garantir a todos os participantes do pleito a igualdade de condições na disputa, visto que eventual publicidade institucional do atual gestor pode dar ao eleitor a impressão de continuidade dos 'bons trabalhos' para com aquele que é apoiado, ou seja, o candidato do gestor".

A publicação, segundo o partido Republicanos, autor da ação, estaria objetivando a promoção do deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania) como seu sucessor, pois houve pagamento (impulsionamento) para fazer com que a publicidade atingisse mais pessoas. Gandini é do partido do prefeito e seu aliado histórico. O Republicanos possui como pré-candidato à Prefeitura de Vitória o também deputado Lorenzo Pazolini. 

Na postagem, Luciano não faz menção a Gandini e nem às eleições. O prefeito está em seu segundo mandato consecutivo e, portanto, não será candidato.

Na legenda, o prefeito descreveu a foto como "#tbt", expressão usada para em legendas para fotos antigas que os usuários publicam, e indicou que a imagem é de novembro de 2019. 

O prefeito deverá cumprir a decisão em 24 horas, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.  A decisão também determina que Gandini seja notificado para se manifestar no processo. 

O OUTRO LADO

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, informou por meio de sua assessoria que assim que tomar conhecimento da decisão e receber orientação jurídica, as providencias cabíveis e legais serão tomadas. O deputado Fabrício Gandini afirmou que também aguarda a notificação. "Mas adianto que desconheço qualquer postagem", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais