> >
Justiça afasta secretário de cidade do ES por suspeita de falsificar sentença

Justiça afasta secretário de cidade do ES por suspeita de falsificar sentença

Segundo investigações do MPES, chefe da pasta de Saúde teria forjado uma decisão judicial para que a prefeitura comprasse remédio de alto custo para um amigo dele

Publicado em 22 de março de 2024 às 20:12

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

A Justiça determinou nesta sexta-feira (22) o afastamento por seis meses do secretário de Saúde de Ibitirama, cidade da Região do Caparaó, no Espírito Santo. Fledson Dias Messias é suspeito de falsificar uma decisão judicial para que o município comprasse, com dinheiro público, cinco caixas de remédio de alto custo para um amigo dele, que era morador de outra cidade, segundo apuração do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). 

O remédio em questão é o Rybelsus, que tem como princípio ativo a semaglutida. Ele é conhecido como "Ozempic em cápsula", já que ambos os remédios foram estudados para tratamento de diabetes tipo 2, mas são atualmente usados principalmente para fins de emagrecimento. 

Na mesma decisão, a juíza Graciene Pereira Pinto, da Vara de Ibitirama, proíbe que Fledson faça contato com qualquer servidor da Secretaria de Saúde da cidade e que se aproxime menos de 50 metros dos prédios da Secretaria de Saúde e da Prefeitura Municipal. Caso descumpra as determinações, o secretário pode ser preso. 

Justiça afasta secretário de cidade do ES por suspeita de falsificar sentença

Segundo apuração do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Fledson teria pedido a uma servidora da secretaria que providenciasse a compra do medicamento a partir de uma suposta determinação judicial. O documento, contudo, continha diversos erros, que indicavam que seria falso.

Além disso, o homem que seria o beneficiário da compra do remédio não era nem sequer morador de Ibitirama. Como mostrou a investigação, ele era o pastor presidente de uma igreja evangélica em Cariacica. O secretário, que também era pastor na mesma congregação, tinha uma relação próxima com ele. 

Fledson Dias Messias, pastor e secretário de Saúde de Ibitirama, é alvo de investigação do MPES
Fledson Dias Messias, pastor e secretário de Saúde de Ibitirama, é alvo de investigação do MPES. (Acervo pessoal)

Afastamento

A juíza aponta que há vários indícios de cometimento de crimes punidos, inclusive, com pena de prisão. Na decisão ela ressalta que, como secretário municipal, Fledson tinha o dever de zelar pelo correto uso do dinheiro público.  

"O afastamento cautelar das funções públicas do Secretário Municipal de Saúde, ora representado se justifica, seja para evitar a continuidade das práticas delitivas, uma vez que nitidamente comprometido o regular exercício das funções do investigado, seja para resguardar a investigação em curso", escreveu.

Ao determinar o afastamento por 180 dias das funções de secretário, ela afirma que, caso fosse mantido no cargo, Fledson poderia atrapalhar as investigações, além de se manter em condição favorável de cometer as mesmas infrações, causando dano ainda maior ao patrimônio público. 

A reportagem tentou contato com Fledson Messias, por meio da Prefeitura de Ibitirama e da igreja em que ele é pastor, em Cariacica, e com o prefeito da cidade na Região do Caparaó, Ailton da Costa Silva, conhecido como Ailton Vein (PSDB), para obter informações sobre o afastamento do cargo. Não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto a eventuais manifestações.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais