> >
Fim das escoras: Fórum de Vila Velha tem reforma concluída

Fim das escoras: Fórum de Vila Velha tem reforma concluída

Estrutura na garagem tinha uma trinca desde setembro de 2018. Local, no entanto, continua sem alvará do Corpo de Bombeiros

Publicado em 27 de maio de 2020 às 08:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Reforma foi concluída na garagem do Fórum
Reforma foi concluída na garagem do Fórum de Vila Velha . (Divulgação/TJES)

Mais de um ano após a instalação de escoras na garagem do Fórum de Vila Velha para reforçar a estrutura, o que despertou temor entre frequentadores do local, a reforma do prédio foi concluída. Apesar do fim dos trabalhos, nesta segunda-feira (25), a unidade continua sem alvará do Corpo de Bombeiros.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) garante que não há riscos e a área está liberada para uso.   

O Fórum de Vila Velha foi inaugurado em 2011. A trinca na garagem surgiu devido à ausência de neoprene entre o console e a laje do 2º pavimento (teto da garagem). É um problema já desde a construção. O neoprene é um material similar à borracha.

A instalação das escoras foi feita em setembro de 2018, mas a situação só veio a público em fevereiro do ano passado, quando servidores da unidade foram comunicados oficialmente da situação e relataram a A Gazeta que trabalhavam com medo. Na ocasião, o então presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Gama, afirmou que a Defesa Civil havia vistoriado o local, que não apresentava risco de desabamento. 

Situação da garagem do Fórum de Vila Velha antes da reforma
Situação da garagem do Fórum de Vila Velha antes da reforma . (Foto leitor)

As escoras, segundo o secretário de Engenharia e Projetos do TJES, Wagner Marques, estavam sendo usadas como medida de precaução enquanto se aguardava os trâmites do processo licitatório para corrigir o problema. A previsão inicial era que a obra fosse concluída até dezembro, mas houve atraso no processo de contratação, que acabou adiando a reforma para 2020.

Aspas de citação

A gente teve um pequeno problema na contratação. Logo depois que foi resolvido, a empresa concluiu o serviço em 15 dias. Tivemos também precaução por causa da pandemia, chegando a segurar um pouco a obra, mas conseguimos fazer tudo dentro do prazo

Wagner Marques
Secretário de Engenharia e Projetos do TJES
Aspas de citação

O engenheiro explicou que houve reforço em um dos pilares onde não havia neoprene entre o console e a laje. Ele garantiu que o local está liberado para uso e sem riscos de desabamento. Apesar disso, o Fórum continua sem alvará de incêndio e pânico regularizado, segundo o Corpo de Bombeiros.

"O alvará exige a nota fiscal de diversos documentos da construção que não conseguimos encontrar, porque a empresa, na época, abandonou a obra de construção do prédio. Estamos contratando uma empresa para verificar esta documentação e, então, conseguirmos o alvará. É mais uma questão burocrática, porque está tudo dentro das normas", justificou. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais